Saúde quer vacinar homens contra rubéola

Iwwa Agência
Publicado 11/08/2008 09:08:23

Mais de 17 mil crianças e adultos já foram vacinados em Camaçari, contra paralisia infantil e rubéola. Batizada de vacinação familiar, a campanha quer imunizar o total de 20.182 meninos e meninas até cinco anos de idade e 78 mil adultos de 20 a 39 anos, contra a rubéola.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Aline Sacramento, é preciso que todos, crianças e pais, se imunizem para evitar as doenças. “Os meninos são o incentivo para conduzir os pais aos postos de saúde e motivá-los a participar da iniciativa”.

A vacinação foi o programa de sábado (09/08) para a família do pequeno Mateus Valverde, 3 anos. “Não descuidamos das vacinas do nosso filho. Mas precisamos cuidar da nossa saúde também, por isso vamos tomar a vacina contra a rubéola”, garantiu a mãe Adriana dos Santos. No dia D, foram colocados à disposição da comunidade 53 postos fixos e 50 volantes.

A vacina contra poliomielite não tem contra-indicações. Apenas em casos de doenças graves a criança não deve tomar a gotinha. Os pais devem levar a caderneta e, mesmo que esteja atrasada, o pequeno deve tomar a nova dose. Os que foram imunizados em junho também devem ser vacinados. A segunda etapa termina dia 16 de agosto.

RUBÉOLA
Apesar da campanha contra a rubéola ter como alvo os homens, poucos compareceram aos postos de saúde. Até sábado (09/08), apenas 3.346 foram imunizados. O operador de máquinas José Rodrigues Silva foi uma das exceções. “Acho importante participar até para incentivar outras pessoas. A imunização e importante para as crianças e para nos”.

A campanha contra a rubéola segue até 12 de setembro e foi intensificada devido ao grande número de pessoas infectadas em 2007. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 8.684 casos de rubéola, sendo que 70% das vítimas são homens.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica que a maior preocupação é o contágio durante a gestação, uma vez que a doença provoca má formação no feto, podendo causar surdez, cegueira ou glaucoma.

Foto: Marina Silva

O operador José Rodrigues se vacinou e levou a família -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us