Um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher será promovido na próxima segunda-feira (09/03), às 9h, no Centro de Referência e Especialidade em Saúde (CRES), em Camaçari.
A atividade vai chamar a atenção para o aumento significativo do número de mulheres acima de 50 anos infectadas pelo vírus da Aids.
Dados do Ministério da Saúde revelam que em 1996 havia 3,7 casos de mulheres infectadas para cada 100 mil habitantes. Em 2006, o número já era de 11,6. Em Camaçari, são 35 casos, nenhum em mulheres com mais de 50 anos.
De acordo com a coordenadora do programa Municipal de DST/Aids, Maria Luisa Almeida, mulheres portadoras do vírus HIV encaminhadas para o CRES recebem tratamento antirretroviral (coquetel anti-aids), acompanhamento com psicólogos, nutricionistas, infectologistas e ginecologistas.
As portadoras de outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas tanto no Centro como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
A atividade ainda vai debater as conquistas e o papel da mulher na sociedade. Participam do evento, líderes comunitários e funcionários da Secretaria da Saúde (Sesau).