O plenário da Câmara de Vereadores de Camaçari serviu de espaço para novos questionamentos sobre o sistema de saúde do Município. A secretária Efigênia Cardoso fez um balanço sobre as ações da Prefeitura na área de saúde.
Durante a audiência pública, realizada na tarde de quarta-feira (15/04), a secretária citou importantes avanços como a cobertura da atenção básica, que já chega a 59% da população e as obras nas Unidades de Saúde da Família (USF).
De acordo com a chefe da pasta, está em conclusão, as intervenções nas USF do Ponto Certo, Gravatá, Nova Vitória e Fonte das Águas. A rede de média e alta complexidade também passa por reestruturação. Até o final desta gestão, nossa proposta é ampliar a cobertura para 85% da comunidade.
Efigênia Cardoso explicou que o problema referente a falta de médico já está sendo solucionado com a contratação de 28 profissionais. O sistema de saúde de Camaçari já conta com 22 novos médicos. Agora estamos no processo de contratação dos outros seis funcionários para normalizar o atendimento em toda rede, garante.
A secretária também falou dos novos projetos para a saúde, destaque para o início das obras das unidades de Pé de Areias, Buri Satuba, Gleba H e Parque das Mangabas. Ainda está previsto, a construção de hospitais distritais, na sede e orla, informatização de todas as USFs e a implantação de atividades dinamizadoras para a campanha de combate à dengue.
Segundo o vereador José Marcelino Filho, membro da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social, a audiência pública serviu como resposta aos anseios da comunidade. A presença de Efigênia Cardoso nos dá subsídio para justificar as dúvidas da população, e, até mesmo, para cobrar melhorias ao Executivo, diz.
O presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Verde Horizonte, Jutahy Assis da Silva, aproveitou para propor mais parceria com a comunidade nas ações de combate a dengue. Precisamos intensificar ainda mais as campanhas educativas, ressalta.
HGC
Apesar da necessidade de manutenção em algumas instalações do Hospital Geral de Camaçari (HGC), a diretora Dorilda Vasconcelos aproveitou para destacar as conquistas da unidade. Hoje o HGC oferece melhores serviços nas áreas de internação, ambulatório, pronto-atendimento, apoios diagnóstico e terapêutico, explica.
Por mês, o setor de emergência realiza, em média, 5.640 atendimentos. Também foram adquiridos novos equipamentos.
Para ampliar a assistência aos pacientes com dengue, Dorilda Vasconcelos anunciou que foram disponibilizados 20 dos 164 leitos do Hospital Geral.

Audiência pública teve a participação de lideranças populares -