Saúde mostra avanços durante audiência na Câmara

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2009 08:04:11

O plenário da Câmara de Vereadores de Camaçari serviu de espaço para novos questionamentos sobre o sistema de saúde do Município. A secretária Efigênia Cardoso fez um balanço sobre as ações da Prefeitura na área de saúde.

Durante a audiência pública, realizada na tarde de quarta-feira (15/04), a secretária citou importantes avanços como a cobertura da atenção básica, que já chega a 59% da população e as obras nas Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com a chefe da pasta, está em conclusão, as intervenções nas USF do Ponto Certo, Gravatá, Nova Vitória e Fonte das Águas. A rede de média e alta complexidade também passa por reestruturação. “Até o final desta gestão, nossa proposta é ampliar a cobertura para 85% da comunidade”.

Efigênia Cardoso explicou que o problema referente a falta de médico já está sendo solucionado com a contratação de 28 profissionais. “O sistema de saúde de Camaçari já conta com 22 novos médicos. Agora estamos no processo de contratação dos outros seis funcionários para normalizar o atendimento em toda rede”, garante.

A secretária também falou dos novos projetos para a saúde, destaque para o início das obras das unidades de Pé de Areias, Buri Satuba, Gleba H e Parque das Mangabas. Ainda está previsto, a construção de hospitais distritais, na sede e orla, informatização de todas as USFs e a implantação de atividades dinamizadoras para a campanha de combate à dengue.

Segundo o vereador José Marcelino Filho, membro da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social, a audiência pública serviu como resposta aos anseios da comunidade. “A presença de Efigênia Cardoso nos dá subsídio para justificar as dúvidas da população, e, até mesmo, para cobrar melhorias ao Executivo”, diz.

O presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Verde Horizonte, Jutahy Assis da Silva, aproveitou para propor mais parceria com a comunidade nas ações de combate a dengue. “Precisamos intensificar ainda mais as campanhas educativas”, ressalta.

HGC
Apesar da necessidade de manutenção em algumas instalações do Hospital Geral de Camaçari (HGC), a diretora Dorilda Vasconcelos aproveitou para destacar as conquistas da unidade. “Hoje o HGC oferece melhores serviços nas áreas de internação, ambulatório, pronto-atendimento, apoios diagnóstico e terapêutico”, explica.

Por mês, o setor de emergência realiza, em média, 5.640 atendimentos. Também foram adquiridos novos equipamentos.

Para ampliar a assistência aos pacientes com dengue, Dorilda Vasconcelos anunciou que foram disponibilizados 20 dos 164 leitos do Hospital Geral.

Foto: Carol Garcia

Audiência pública teve a participação de lideranças populares -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.