Na manhã desta terça-feira (17/03), membros do Comitê Técnico da Saúde do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) de Camaçari e do programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal (Universidade Católica do Salvador) apresentaram ao secretário da Saúde de Camaçari, Washington Couto, o projeto de pesquisa Discriminação Racial e Igualdade de Direitos: A implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e do PCRI no Município de Camaçari.
Desenvolvido pelo Comitê Técnico da Saúde do PCRI e pelo programa de Pós-Graduação da UCSal, o projeto de pesquisa foi aprovado através de concurso pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e será financiado pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas para a saúde da população negra. O projeto tem cinco etapas, dentre elas, diagnóstico da situação atual da cobertura e qualidade do preenchimento do quesito raça/cor nos registros de unidades municipais de saúde, criação de um sistema piloto de indicadores de corte racial em saúde e oficinas de sensibilização dos trabalhadores da saúde.
O secretário Washington Couto destacou a importância dos pesquisadores participarem das Conferências de Saúde do Município, a fim de avaliar a situação da saúde sobre o aspecto da própria comunidade.
A próxima etapa do projeto será realizar uma reunião entre os membros do Comitê Técnico de Saúde e os acadêmicos para colocar em prática o projeto de pesquisa e promover as modificações necessárias com relação ao PCRI. A data do encontro ainda será definida.
A apresentação foi acompanhada pela secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, e pelo coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), João Borges.