Saúde ganha prêmio latino americano

Iwwa Agência
Publicado 18/03/2009 11:03:22

As políticas públicas na área de saúde renderam a Camaçari, o Prêmio Integração Latino Americano 2009. O Município é o único da Bahia a receber, este ano, o troféu e diploma de incentivo ao desenvolvimento social. A secretária de Saúde, Efigênia Cardoso, participa do evento.

O prêmio faz parte da programação do 34º Painel Latino Americano de Integração, que acontece nesta sexta-feira (20/03), às 14h, no Hotel Crowne Plaza, em Curitiba. O tema é Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

“A premiação coloca Camaçari no cenário Latino Americano de políticas públicas em saúde. Tivemos, inclusive, a visita de profissionais de outros países que vieram aqui só para conhecer nosso projeto de governo”, diz Efigência Cardoso.

O evento é uma promoção da Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), Organização Não-Governamental (ONG) de incentivo ao desenvolvimento econômico-cultural e político-social entre líderes, empresas, autarquias, públicas ou privadas na América Latina. A ONG já atua há 29 anos.

A seleção dos premiados é feita pelo departamento de pesquisa da Cipis, que busca informações junto às secretarias de Estado, entidades de classe, embaixadas, consulado, fundações, câmaras de comércio, entre outros, de diversos países da América Latina.

Após a coleta de dados, a ONG avalia o funcionamento dos programas e ações desenvolvidas a favor da integração social, cultural, política, comercial, econômica e diplomática.

MELHORIAS
Nos últimos quatro anos, a saúde em Camaçari deu um salto qualitativo, ampliando a oferta de serviços em atenção básica e na rede de urgência e emergência.

Com a reforma e construção de novos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), a cobertura passou de 23% para 56% da população. Os moradores ainda contam com cinco Pronto-Atendimentos (PA´s) nos bairros Nova Aliança, Gleba B, Monte Gordo, Arembepe e Vilas de Abrantes.

“Em Camaçari, a estruturação do sistema de saúde inclui a formação de uma rede de atendimento, pois acreditamos que os setores funcionam de forma integrada”.

Ainda segundo a secretária da Sesau, as vigilâncias epidemiológica e sanitária, por exemplo, trabalham articuladas com a assistência em saúde”.

O desenvolvimento das ações municipais serviu como modelo de gestão para diversas cidades e países.

A secretária da Saúde ainda lembra a implantação do Programa de Controle da Tuberculose, construção da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), pioneira no estado, contratação de 29 médicos para os PA´s, mais formação da rede de atendimento a média complexidade em saúde mental, que já começou com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), de Buris de Abrantes, e Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), no bairro Nova Vitória.

A estrutura obedece aos padrões da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Foto: Arquivo/ Ascom

Sistema de atendimento médico é um dos melhores da Bahia -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us