A partir de novembro, a Central de Regulação de Camaçari vai descentralizar a marcação de consultas e procedimentos da média e alta complexidade. A iniciativa é de grande importância para a população, que poderá marcar os exames nas unidades de saúde próximas da residência.
A ação, integrante do Siga Saúde, é uma forma de humanizar cada vez mais a saúde em Camaçari. Com a descentralização, as filas e o tempo de espera para a marcação diminuem, além de os moradores evitarem gastos, pois não terão de ir até a Central de Regulação marcar exames.
O horário da marcação será de acordo com o do funcionamento das unidades de saúde, e os profissionais da Regulação irão supervisionar e dar apoio. Atualmente, toda a rede de saúde de Camaçari está interligada via internet, facilitando consideravelmente o trabalho desenvolvido.
Mesmo com a descentralização da marcação, a Central de Regulação continua dando suporte às unidades de saúde e estará a disposição da população quando solicitada.
Atualmente, a Central de Regulação está fazendo um levantamento para a compra de equipamentos, que irão informatizar os consultórios médicos. A iniciativa, prevista para ser implantada no início de 2010, vai agilizar o atendimento e facilitar o trabalho dos profissionais.
O Siga Saúde é um programa de gerenciamento da rede informatizada dos postos e oferece um sistema de informação integrado, voltado para gestão plena do SUS (Sistema Único de Saúde).
Por meio do software, a Secretaria de Saúde (Sesau) avalia as demandas de atendimento de cada unidade, traça um perfil epidemiológico do Município e faz um histórico clínico dos pacientes.
NOVAS OFERTAS
Graças ao convênio firmado com o Hospital da Mulher, em setembro, Camaçari ampliou a quantidade de procedimentos médicos ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) à comunidade. A ação evita que os moradores tenham de se deslocar até Salvador para realizar consultas e exames.
Agora, o Município oferece à população procedimentos como colonoscopia, retossigmoidoscopia, endoscopia digestiva, duplex scan venoso, eletroneuromiografia, ultrassom obstétrico com doppler colorido, ecocardiograma, eletrocardiograma, mapa holter 24 horas e litotripsia (quebra de cálculos renais).
Também oferece consultas com neurologista e gastroenteorologista para crianças e adultos. Já os serviços de Raio-X, eletroencefalograma, ultrassonografia e consultas de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia foram reforçados.
A Central de Regulação do Município vem passando por diversas mudanças para melhor atender a população, investindo na capacitação dos profissionais e humanização da rede de saúde.