Satélite comercial deve funcionar em fevereiro

Iwwa Agência
Publicado 21/01/2010 12:01:44

Camaçari será a primeira cidade do país a ter registro com o WorldView – 2, o satélite comercial de captura de imagens mais avançado do mundo. Os primeiros dados começam a ser recebidos a partir de fevereiro. O equipamento vai fotografar, inclusive, as 333 indústrias e os 3.300 estabelecimentos comerciais do Município.

O WorldView tem a capacidade de capturar 750 mil quilômetros quadrados de imagens de alta resolução por dia, em oito bandas de espectro, que são o preto e branco, vermelho, verde, azul, amarelo, infravermelho, coastral e vermelho próximo As informações podem ser acessadas através do site da Prefeitura, no endereço www.camacari.ba.gov.br.

As imagens serão transmitidas através do link Sistemas de Informações Geográficas de Camaçari (SIG). O software administrativo funciona no site institucional desde junho do ano passado, disponibilizando dados do Município através de mapas digitais. O SIG é um programa de software livre.

A Secretaria do Planejamento Urbano (Sedur), responsável pelo desenvolvimento do projeto, registra uma média mensal de 3.500 acessos externos. O SIG Camaçari possibilita a localização, via internet, de mapas, consulta de parâmetros urbanísticos e de construção, áreas de preservação ambiental, além da localização de logradouros, bairros, escolas, postos de saúde e outros serviços.

O sistema ainda permite a análise de processos administrativos, emissão de alvarás e certidões, locais em condições ideais de construção, nome de ruas, zoneamento urbano, definição de novas rotas de trânsito, áreas licenciadas de extração mineral, divisões administrativas do Município, mapas das Áreas de Preservação Ambiental (APAs), logradouros, mapas de planejamento urbano e meio ambiente, etc.

O sistema também atende ao público interno, com informações administrativas sobre as secretarias municipais. O acesso é através de senha, no endereço www.sig.camacari.ba.gov.br.

“O SIG dota a Prefeitura de informações e cria mecanismos para que nós possamos tomar decisões. Tem papel fundamental na elaboração de projetos e políticas públicas”, diz Flávia Barbosa, responsável pelo projeto.

Dentre outros benefícios, ela cita a redução do prazo para análise de processos administrativos (passou de 30 dias para 15 minutos) e redução do custo para o contribuinte, que, ao utilizar a internet, fica isento das taxas da Central de Atendimento Municipal (CAM).

O Sistema de Informações Geográficas de Camaçari foi desenvolvido pela Coordenação de Planejamento Urbano (CPL) da Sedur, em parceria com a Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI).

Foto: Agnaldo Silva

As imagens serão transmitidas através do SIG -

Mais Notícias

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram entregues

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram en...

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us