Do início da manhã de quarta-feira (14/04) até o meio-dia desta quinta-feira (15/04) o volume de chuva em Camaçari chegou a 52 milímetros, o que equivale a mais de 20% da precipitação pluviométrica prevista para o mês de abril.
O maior problema, como explica o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, é o fato de ter caído elevado volume de chuva em pequeno espaço de tempo, o que inviabiliza o escoamento da água, gerando alagamentos, desabamento e corrimento de terra.
A chuva tem castigado Camaçari há mais de uma semana. Somente no dia 9 passado choveu 96 milímetros na sede do Município e 196 milímetros na orla marítima. É muita água em pouco tempo. Somente neste mês de abril chega a 315 milímetros o volume de precipitação pluviométrica registrado no Município. O maior já constatado na cidade foi de 468 milímetros, em 1996.
PREVENÇÃO
As ações adotadas pela Prefeitura nos últimos anos têm conseguido reduzir sensivelmente os efeitos da chuva em Camaçari. Em 2004 os alagamentos no Município atingiram 28 mil pessoas, enquanto no ano passado, devido às medidas de prevenção e combate o número caiu para 17 famílias.
Este ano, mesmo com o forte temporal, até o final da tarde de ontem a Defesa Civil havia computado apenas 15 famílias desabrigadas. Como a decisão do governo municipal é retirar todas as pessoas que estão em área de risco, mais 38 famílias devem ser deslocadas para abrigos e/ou receberão auxílio-aluguel.
Apesar do forte temporal, não há nenhum registro de vítima fatal por causa da chuva ou ocorrência de maior gravidade em Camaçari.

Em um dia choveu mais de 20% do previsto para o mês -