O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), através da Secretaria da Saúde (Sesau), implanta o sistema de comunicação via rádio nas ambulâncias e unidades de saúde do Município. A regulamentação das freqüências de rádio foi feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atendendo a solicitação do Samu.
As licenças para funcionamento foram concedidas ao Samu com o intuito de regularizar as estações de rádio, já que foi confirmada a existência de freqüências clandestinas. O objetivo do novo sistema de comunicação é controlar as ambulâncias da rede para agilizar os atendimentos médicos.
Os serviços de deslocamento e transferência de pacientes serão otimizados, escalando rádios em cada ambulância e posto de atendimento, o que permitirá gerenciar o percurso das ambulâncias com maior eficiência. A regularização da radiofonia é um marco da gestão municipal, afirma o coordenador administrativo do Samu-192, Hugo Melo.
Os equipamentos (antena e estação repetidora, rádios móveis e fixos) necessários para a comunicação já foram entregues. A instalação está prevista para os próximos 30 dias, iniciando o funcionamento do sistema de radiofonia.
O Samu-192 foi habilitado em março de 2005, e já atendeu 33.173 pessoas. Hoje, conta com quatro ambulâncias, além da reserva técnica. Mais três unidades entrarão no quadro do serviço nos próximos dias. Todas receberão o sistema de radiofonia.
O Samu presta auxílio pré-hospitalar às vítimas de acidente por causas externas ou alteração do quadro clínico de saúde do paciente como infarto, hipoglicemia, entre outros. Camaçari atenderá também os municípios de Conde, Dias Dávila, Itanagra, Mata de São João, São Sebastião do Passé e Pojuca. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e prestar as informações necessárias.

A instalação dos rádios está prevista para os próximos dias -