SAMU-192 de Camaçari implanta projeto piloto

Iwwa Agência
Publicado 19/03/2009 06:03:08

Camaçari participa nesta segunda-feira (23/03), em São Paulo, da assinatura de convênio com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio-Libanês, para capacitação de profissionais da saúde em emergências cardiovasculares.

Considerado referência na Bahia em gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), o Município é o único do Nordeste selecionado para implantação do projeto piloto.

O encontro acontece no Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital, e conta com as presenças da secretária de Saúde Efigênia Cardoso e da coordenadora de enfermagem do SAMU-192 no Município, Célia Novato.

Além de Camaçari, participam do programa as cidades de Barbacena e Três Lagoas (MG), Apucarana (PR) e Itanhaém (SP). A escolha do Município se deve a qualidade do serviço prestado à população e reconhecido nacionalmente.

Os programas Uma Cidade em Defesa da Vida e Capacitação em Suporte à Vida habilitam, inicialmente, os profissionais do SAMU -192 para prestar os primeiros cuidados às vítimas de parada cardiorrespiratória, infarto agudo e acidente vascular cerebral.

Na segunda etapa, a população será beneficiada com o curso de capacitação. A intenção é de que qualquer pessoa tenha condições de realizar os primeiros cuidados em caso de necessidade. O Hospital Sírio-Libanês é responsável em oferecer os recursos didáticos e técnicos para os profissionais.

SAMU REGIONAL
Ano passado, Camaçari se tornou responsável pelo gerenciamento dos trabalhos do SAMU-192 em Dias D’Ávila, Conde, Pojuca, Mata de São João e São Sebastião do Passé.

Atualmente, o serviço no Município conta com quatro ambulâncias, sendo duas de suporte básico e duas avançadas com UTI.

SAMU-192 conta com 21 médicos, 10 auxiliares de regulação médica, seis rádios operadores, 20 condutores, 12 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, dois técnicos administrativos, quatro coordenadores e cinco auxiliares.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Serviço é considerado um dos melhores do país -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.