SAMU-192 de Camaçari implanta projeto piloto

ASCOM BOT
Publicado 19/03/2009 06:03:08

Camaçari participa nesta segunda-feira (23/03), em São Paulo, da assinatura de convênio com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio-Libanês, para capacitação de profissionais da saúde em emergências cardiovasculares.

Considerado referência na Bahia em gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), o Município é o único do Nordeste selecionado para implantação do projeto piloto.

O encontro acontece no Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital, e conta com as presenças da secretária de Saúde Efigênia Cardoso e da coordenadora de enfermagem do SAMU-192 no Município, Célia Novato.

Além de Camaçari, participam do programa as cidades de Barbacena e Três Lagoas (MG), Apucarana (PR) e Itanhaém (SP). A escolha do Município se deve a qualidade do serviço prestado à população e reconhecido nacionalmente.

Os programas Uma Cidade em Defesa da Vida e Capacitação em Suporte à Vida habilitam, inicialmente, os profissionais do SAMU -192 para prestar os primeiros cuidados às vítimas de parada cardiorrespiratória, infarto agudo e acidente vascular cerebral.

Na segunda etapa, a população será beneficiada com o curso de capacitação. A intenção é de que qualquer pessoa tenha condições de realizar os primeiros cuidados em caso de necessidade. O Hospital Sírio-Libanês é responsável em oferecer os recursos didáticos e técnicos para os profissionais.

SAMU REGIONAL
Ano passado, Camaçari se tornou responsável pelo gerenciamento dos trabalhos do SAMU-192 em Dias D’Ávila, Conde, Pojuca, Mata de São João e São Sebastião do Passé.

Atualmente, o serviço no Município conta com quatro ambulâncias, sendo duas de suporte básico e duas avançadas com UTI.

SAMU-192 conta com 21 médicos, 10 auxiliares de regulação médica, seis rádios operadores, 20 condutores, 12 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, dois técnicos administrativos, quatro coordenadores e cinco auxiliares.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Serviço é considerado um dos melhores do país -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.