Camaçari inicia, no dia 7 de maio, os cursos da segunda turma do Planseq (Plano Setorial de Qualificação), do Governo Federal.
São disponibilizadas 26 vagas para carpinteiro e 26 para montador. A capacitação atende os beneficiários do programa Bolsa Família.
A intenção é reaproveitar a mão de obra em intervenções realizadas no Município e nas obras do PAC (Programas de Aceleração do Crescimento).
Os interessados devem fazer o cadastro até a próxima terça-feira (14/04), nos postos do Sistema Nacional de Emprego Bahia (Sine-Bahia), regional Camaçari e no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), ambos no Centro.
São necessárias apresentação do cartão do Bolsa Família, documento de identidade e carteira de trabalho. Podem participar das aulas qualquer pessoas contemplada pelo Bolsa Família que tenha mais de 18 anos e ensino fundamental 2.
PRIMEIRA TURMA
Está acontecendo desde o dia 23, na Casa do Trabalho a primeira capacitação para pedreiro e azulejista. Dividido em duas etapas o curso composto por 80 horas/aulas teóricas e 120 horas/ aula práticas encerra no dia 20 de abril.
Inicialmente, estão sendo trabalhados 16 temas, a exemplo de relações inter-pessoais, qualidade e produtividade, comunicação, trabalho em equipe, cidadania, segurança no trabalho, educação e meio ambiente e unidades de medida.
Das 52 pessoas beneficiadas, 43 são mulheres, equivalente a 82,7% dos alunos. A proposta do programa é inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho, além de aumentar as chances de emprego para a população. As capacitações são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).