Sábado é dia de vacinar contra paralisia infantil

Iwwa Agência
Publicado 15/09/2009 06:09:14

Com o slogan Não dá pra vacilar, mais uma vez, tem que vacinar, Camaçari participa neste sábado, (19.09) da segunda etapa do Dia Nacional contra a Paralisia Infantil, conhecida como dia D, com a presença do Zé Gotinha, no posto do Gravatá.

Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vacinou 19.910 crianças menores de 5 anos.

Todos os postos de saúde da sede e orla estarão abertos, das 8h às 17h. Os pais devem levar os filhos para tomar a vacina, independente de terem tomado a primeira dose. Com a vacina Sabin, a população também fica protegida da circulação do vírus vacinal.

A Secretaria da Saúde (Sesau), através da Vigilância Sanitária vai trabalhar com 55 postos fixos e 34 volantes, perfazendo um total de 657 profissionais envolvidos. A meta é vacinar durante a segunda etapa mais de 20 mil meninos e meninas.

Poderão ser atualizadas as vacinas contra febre amarela, tríplice viral (que previne contra rubéola, sarampo e caxumba), hepatite B, tetravalente (meningite, coqueluche, difteria e tétano), BCG (tuberculose) e rotavírus. .

A paralisia infantil é uma doença causada pelo poliovírus, sendo mais comum em crianças. A transmissão é feita entre pessoas, através de contato fecal ou oral. Os sintomas variam entre febre, dor de garganta, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre e diarréia.

O Dia D faz parte das atividades de prevenção em saúde e tem o objetivo de manter Camaçari longe da paralisia infantil, já que o Município não registra casos há 30 anos.

Foto: Agnaldo Silva

Mais de 19 mil crianças foram vacinadas na 1ª etapa -

Mais Notícias

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é prorrogada

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é ...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us