Com o slogan Não dá pra vacilar, mais uma vez, tem que vacinar, Camaçari participa neste sábado, (19.09) da segunda etapa do Dia Nacional contra a Paralisia Infantil, conhecida como dia D, com a presença do Zé Gotinha, no posto do Gravatá.
Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vacinou 19.910 crianças menores de 5 anos.
Todos os postos de saúde da sede e orla estarão abertos, das 8h às 17h. Os pais devem levar os filhos para tomar a vacina, independente de terem tomado a primeira dose. Com a vacina Sabin, a população também fica protegida da circulação do vírus vacinal.
A Secretaria da Saúde (Sesau), através da Vigilância Sanitária vai trabalhar com 55 postos fixos e 34 volantes, perfazendo um total de 657 profissionais envolvidos. A meta é vacinar durante a segunda etapa mais de 20 mil meninos e meninas.
Poderão ser atualizadas as vacinas contra febre amarela, tríplice viral (que previne contra rubéola, sarampo e caxumba), hepatite B, tetravalente (meningite, coqueluche, difteria e tétano), BCG (tuberculose) e rotavírus. .
A paralisia infantil é uma doença causada pelo poliovírus, sendo mais comum em crianças. A transmissão é feita entre pessoas, através de contato fecal ou oral. Os sintomas variam entre febre, dor de garganta, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre e diarréia.
O Dia D faz parte das atividades de prevenção em saúde e tem o objetivo de manter Camaçari longe da paralisia infantil, já que o Município não registra casos há 30 anos.

Mais de 19 mil crianças foram vacinadas na 1ª etapa -