Ronda reforça a segurança nas escolas municipais

Iwwa Agência
Publicado 28/11/2008 07:11:25

A criminalidade e o tráfico de drogas nas unidades de ensino têm se tornado um grande problema em diversas cidades do país. Preocupada em minimizar os impactos causados à comunidade escolar, a Prefeitura e a Polícia Militar estão adotando medidas preventivas para combater a violência.

Em Camaçari, o Município se antecipou às ações de segurança pública e implantou a Ronda Escolar. O sistema é vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e funciona de domingo a domingo, nos três turnos. A proposta é coibir a violência e o uso de drogas nas unidades de ensino, além de prevenir arrombamentos e assaltos.

A orla conta com uma viatura e duas motos, enquanto a sede é fiscalizada por um veículo e três motocicletas. Para facilitar a comunicação com os órgãos de segurança e fiscalização do Município, os carros são dotados de rádio portátil.

Através dos equipamentos, os técnicos da Seduc podem contatar as polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Superintendência do Trânsito e Transporte (STT) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O efetivo da Ronda Escolar é composto por 12 homens, que recebem treinamento da Coordenação de Segurança Patrimonial da Secretaria Municipal da Educação.

Além das ações da Ronda Escolar, policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) utilizam uma viatura para realização de visitas periódicas às instituições de ensino da sede de Camaçari. A orla conta com o apoio de quatro viaturas da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar de Arembepe.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel PM Alfredo Braga de Castro, lembra, no entanto, que a colaboração da comunidade é de fundamental importância para o sucesso do trabalho da polícia.

“Chamo a atenção da população que foi vítima de algum tipo de violência para registrar de queixas junto à Polícia Civil. Pais, alunos, professores e diretores também devem se manifestar contra a violência nas escolas”, diz.

As coordenações das unidades de ensino que quiserem solicitar a visita urgente da PM podem ligar para o 190. Na orla, o atendimento pode ser feito também através do telefone (71) 3624-1355. As denúncias anônimas são atendidas pelo Disk Denúncia, de número 3235-0000.

CAPACITAÇÃO
Nos dias 3 e 4 do próximo mês, a Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e a Defesa Civil realizam Cidade do Saber o curso Técnicas de Segurança. A capacitação, das 8h às 12h, traz informações sobre primeiros-socorros, combate a incêndio, gerenciamento de crises e relações interpessoais.

Foto: Carol  Garcia

Sistema de vigilância funciona de domingo a domingo -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.