A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari foi surpreendida na manhã desta quinta-feira (20/11), pela ação do Departamento de Infra-Estrutura da Bahia (Derba), com a retirada de todos os redutores de velocidades do Viaduto do Trabalhador, na Via Parafuso (BA-535).
Por meio de um telefonema na tarde de quinta-feira (19/11), o Derba, responsável pela estrada, comunicou a superintendência que a operação de retirada aconteceria na manhã desta sexta-feira, no entanto se absteve de informar os motivos, quebrando a acordo estabelecido durante inúmeras reuniões.
Segundo a STT, o acordo estabelecido era de que, com o funcionamento do fotossensor, apenas duas fileiras dos redutores de velocidade, composta por três fileiras de taxões, seriam retirados do local. As outras duas fileiras duplas seriam retiradas após o término das intervenções.
Para o superintendente da STT, Francisco Franco, é lamentável que o Derba não tenha cumprido o acordo e deixado de informar a STT a decisão do departamento, principalmente por se tratar de uma ação que expõe a vida de diversas pessoas que transitam diariamente pelo local.
Todas as intervenções estabelecidas para as imediações do Viaduto do Trabalhador foram discutidas durante diversas reuniões entre o Derba, Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), empresas do Pólo Petroquímico, Polícia Rodoviária Estadual e lideranças comunitárias.
A finalidade das reuniões era estabelecer medidas para a redução dos índices de acidentes, aumentar a segurança e proporcionar maior fluidez.

Equipamento reduz atropelamentos na área do viaduto do Trabalhador -