As obras de revitalização do Horto Florestal de Camaçari começam em agosto, e incluem reparos na estrutura física, instalação de um novo portão de entrada e de uma cerca ecológica.
No local, funciona a Coordenação de Manutenção de Áreas Verdes, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Município, que vem dando uma atenção especial ao horto.
Criada no início deste ano, a coordenação é responsável pela manutenção e conservação de praças e jardins, além da recuperação de áreas degradadas.
O núcleo realiza atividades de retirada de ervas daninhas, replantio e podas de árvores, corte de grama e plantação de mudas.
Entre as atividades desenvolvidas pela coordenação, está a fábrica de floresta, que tem o objetivo de fazer o reflorestamento das áreas verdes do Município. A partir de agora, a produção de mudas será intensificada. A estimativa é de que até março de 2010 sejam produzidas cerca de 200 mil.
A Coordenação também é responsável pela recuperação de áreas degradadas, a exemplo do Morro da Manteiga. Até o momento, foram plantadas mais de 2 mil mudas de árvores no local. O projeto é da Sedur, mas a execução é da Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra). No local, foram priorizadas árvores frutíferas como jambeiro, jaqueira e mangueira.
De acordo com a bióloga Marinalva Santos, coordenadora de Manutenção de Áreas Verdes, no caso de poda ou corte em área privada, o cidadão deve procurar a Coordenação para obter a liberação. No caso do corte, a pessoa precisa plantar três mudas, um ato compensatório ao meio ambiente.
A Coordenação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (71) 3622-1028.

Horto de Camaçari funciona como uma fábrica de floresta -