Este ano, a tradicional Lavagem de Arembepe, na orla de Camaçari, acontece nesta sexta-feira (23/03) e terá um brilho diferente, graças à revitalização urbanística da localidade.
Realizada pela Prefeitura, a iniciativa proporciona melhorias na vida da população e consolida o local como um importante destino turístico da Bahia.
A Lavagem de Arembepe é responsável por levar milhares de moradores e turistas às ruas para homenagear o padroeiro São Francisco de Assis, em um cortejo religioso de cerca de dois quilômetros. A procissão sai da igreja da Volta do Robalo e prossegue até a igreja São Francisco de Assis, na praça das Amendoeiras.
Com a revitalização, os foliões contarão com um espaço mais bonito e planejado. Durante a primeira etapa das obras foram construídos o Centro de Informações Turísticas, o Terminal de Transbordo e três praças.
Atualmente, a revitalização de Arembepe está na segunda etapa, momento em que acontecem as construções do deck de 1.200 metros ao longo da avenida principal e do campo de futebol. Estão previstos também a implantação de dois quiosques, cada um com cinco boxes, na entrada principal.
Com orçamento da administração no valor de R$ 15 milhões, a revitalização ainda prevê a construção de um restaurante e uma escola na Aldeia Hippie, além de um barracão cultural a ser construído ao lado do campo de futebol.
Entre os dias 23 e 26 de março, acontece também a já consolidada Festa de Arembepe, evento organizado pela Prefeitura de Camaçari que reúne diversos artistas do cenário musical baiano e nacional.
Os shows acontecem em três espaços diferentes, a Arena de Shows, onde fica o palco principal e o Trio Parado, o Palco da Cultura, montado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, e o Barracão Cultural, localizado na praça das Amendoeiras.
A Festa de Arembepe, responsável por atrair milhares de pessoas, aumenta a autoestima da população, reforça o turismo e aquece a economia local de forma significativa.