O início das obras de revitalização e requalificação de Arembepe, orla de Camaçari, está previsto para começar nos próximos meses. O projeto será licitado em setembro e obedece todas as normas de preservação ambiental.
As intervenções permitem a valorização da área e uma melhor infra-estrutura para moradores e visitantes.
A iniciativa promove mais qualidade de vida e atende as reivindicações da comunidade. Apesar de ser dividido em quatro etapas, o projeto será implantado de forma simultânea.
O primeiro trecho inclui serviços de drenagem, paisagismo e iluminação especial. O sistema viário também terá mudanças com a duplicação da pista na entrada principal e construção de passarelas de madeira para travessia de pedestres. O local ainda vai receber um estande de apoio ao turismo e uma nova praça.
Na segunda etapa, o trecho que compreende o Pronto Atendimento (PA) e o campo de futebol vai ganhar calçadões, passeios e a restauração da ciclovia. O campo de futebol também será revitalizado e passa a ter vestiários, sanitários e iluminação especial. O local ainda terá estacionamento para 200 carros e uma quadra poliesportiva.
A intervenção beneficia a feira, que funciona em frente ao campo. Está prevista a colocação de novas barracas, iluminação especial, reestruturação da rede de energia e coleta de lixo seletivo.
Na terceira etapa do projeto, as praças dos Coqueiros e Amendoeiras serão totalmente revitalizadas. O acesso às praias ganha novas calçadas.
ALDEIA HIPPIE
A aldeia hippie mais famosa do Brasil recebe atenção especial. De acordo com o projeto, moradores e turistas terão novo acesso ao local e a implantação de uma mini-estação de transbordo.
As melhorias na aldeia hippie e no acesso viário do local fazem parte da revitalização do quarto trecho. Por ser uma área com atmosfera rústica, está previsto o tratamento paisagístico da área como serviços de poda e iluminação de alguns pontos da localidade.
Todas as mudanças realizadas nos quatro trechos visam apoio ao turismo e ao comércio local. A proposta da revitalização é preservar a remanescência da cultura hippie, mantendo as características do local.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Silvio Ramos, com a revitalização os moradores de Arembepe passam a viver em um ambiente mais bonito, que equilibra urbanização com as belezas naturais. As obras são financiadas pelos governos federal e municipal.

Projeto beneficia moradores e reforça atividade turística -