Reuniões ajustam últimos detalhes

Iwwa Agência
Publicado 20/03/2014 12:03:11

Com quase tudo pronto para a Festa de Arembepe, que acontece entre os dias 28 e 31 de março, diversos setores do governo se reuniram durante toda a quarta-feira (19/03), a fim de ajustar os últimos detalhes da organização do evento.

Na pauta das reuniões, temas como cadastramento de ambulantes e barraqueiros, segurança, trânsito e transporte, limpeza, iluminação, além da organização do cortejo da lavagem, do acesso e da estrutura ao camarote das autoridades e da divulgação da campanha institucional da festa.

Durante a reunião, a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) apresentou o planejamento operacional do trânsito e transporte que será utilizado na festa. O setor contará com efetivo de 75 pessoas entre agentes de trânsito e de transporte, divididos em grupos de 25 profissionais por dia.

Os profissionais contarão com o suporte de quatro viaturas, quatro motocicletas e um carro guincho, além de material de sinalização, como cones, barreiras móveis e fixas, barris delimitadores e placas de orientação para o evento.

A Superintendência informou ainda que montará 16 barreiras, sendo cinco móveis, cinco fixas e seis cancelas, além de três estacionamentos que serão criados no lado direito da entrada de Arembepe, no lado esquerdo e na Caraúna, no fundo da Arena de Shows.

Ficou decidido que o estacionamento de carros estará terminantemente proibido em toda a via principal da localidade e a extensão até o Hotel Tubarão, no Trevo do Piruí. Os veículos estacionados em local proibido serão guinchados.

O horário de carga e descarga será diferente nos três dias da festa. Na sexta-feira, será permitida das 6h às 9h, por conta do cortejo da lavagem. Nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), a permissão será das 6h às 11h e das 5h às 8h30, respectivamente.

Em relação ao sistema de transporte, ficou definido que será criada uma estação de transbordo na rua do Vilarejo, exclusiva para os três primeiros dias de festa. No local, haverá espaços reservados para ônibus, vans, táxi, mototaxi e veículos de apoio ao evento, a exemplo dos transportes das bandas e dos blocos.

Serão criados ainda roteiros com horários especiais para a sede, Barra do Pojuca, via Monte Gordo e Jacuípe, Vila de Abrantes, via Areias, Jauá, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Salvador.

As reuniões contaram com as presenças dos secretários de Governo, Sergio Paiva, e de Relações Institucionais, Anderson Santos, além da subsecretaria dos Serviços Públicos, Margarida Galvão, do superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, do coordenador de Eventos, Marcelo Maia, do diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, do coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, do coordenador da Força Tarefa, José Souza, da delegada titular da 18ª Delegacia de Polícia de Vila de Abrantes, Maria Danielle Monteiro, além dos representantes da comissão organizadora do evento, da Fiscalização Integrada, da 59ª CIPM, localizada em Arembepe e do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari.

SEGURANÇA

A segurança dentro do circuito da festa ficará a cargo da 59ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), situada em Arembepe, com o apoio do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari, da Polícia Cívil, do 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar) de Camaçari, além de seguranças particulares e de outros comandos da Polícia Militar.

O efetivo será de cerca de 350 policiais por dia, que atuarão em 11 postos de comando e elevados de observação, com o auxílio de câmeras de monitoramento instaladas na Arena de Shows e no circuito da festa, como também nas vias de entrada e saída da localidade.

 COMERCIANTES

A alimentação das pessoas que vão curtir a festa de Arembepe está garantida. Foram cadastrados 400 comerciantes, destes 300 são vendedores ambulantes e 100 barraqueiros, que irão trabalhar na área da Arena de Shows. 

ILUMINAÇÃO

A troca das lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) pelas de vapor metálico (brancas), feita pela Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), também vai influenciar positivamente na segurança da festa. A iniciativa contemplou 60% das vias de acesso ao evento e demais locais com a troca de cerca de 300 lâmpadas.

 ORGANIZAÇÃO

A organização do cortejo e a disposição das autoridades durante a realização do evento também foi pauta da reunião. Com relação ao acesso ao camarote do prefeito, ficou definido que será restrito a 300 pessoas por noite, devidamente identificadas, em função da segurança.  

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