Reunião trata de ajustes para festejos juninos de Camaçari

ASCOM
Publicado 18/05/2022 04:05:54

Visando as necessidades de adequação e ajustes de logística para os festejos juninos 2022 em Camaçari, aconteceu, na manhã desta quarta-feira (18/5), uma reunião de alinhamento entre pastas do governo e representantes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), teve o propósito de unificar os trabalhos, de modo que se obtenha o sucesso final nos eventos a serem realizados durante os festejos de São João, Santo Antônio e São Pedro, nos meses de junho e julho.

Pensando na necessidade de fomentar a economia local, gerar possibilidades de aumento de renda e oportunidade de um trabalho extra através do comércio ambulante, que foi afetado diretamente nos dois anos da fase mais crítica da pandemia, a administração municipal optou por apoiar a realização de pequenos eventos em localidades da sede e da costa do município.

A festa descentralizada visa prestigiar as comunidades e os distritos. Para o secretário de Governo, José Gama, a iniciativa ainda preza por valorizar os artistas e comércios locais, assim como a população em geral. “Divulgamos anteriormente o cancelamento do Camaforró, que acontece no Espaço Camaçari 2000, mas mantivemos uma programação de São João descentralizado, que compreende programação tanto na sede quanto na costa, envolvendo praças, bairros e distritos, e que de certa forma requer adaptação a cada momento, a fim de atender às demandas que surgem nas comunidades. Estamos alinhando o nosso planejamento, e Camaçari fará uma grande festa junina dentro do contexto atual de readaptação e recomeço”, disse Gama, ao desejar que os índices finais sejam de paz, organização e muito forró. 

Na oportunidade e de forma preventiva, foram discutidas e deliberadas as medidas necessárias para oferecer segurança durante as festividades, a exemplo de incremento da equipe da Secretaria da Saúde (Sesau), com profissionais de prontidão e ambulâncias estacionadas em pontos estratégicos, para atendimento do público caso necessário; instalação de barreiras fixas para organizar o tráfego de veículos e permitir maior fluidez e circulação das pessoas; além de reforço na segurança, implantação de Base Móvel, e disponibilização de viaturas.

O comandante da 59ª CIPM, major André Presa, tranquilizou a todos ao afirmar que a Polícia Militar vai prestar todo o apoio nos eventos com o auxílio de reforços. “Os eventos foram direcionados para várias regiões e a gente, dessa mesma forma, fez um planejamento para atender dentro dos locais que ocorrerão as festas, baseado nas atrações e no público previsto, para que possamos dar uma segurança maior a todos que desejam diversão e tranquilidade nesse São João, que retorna aos poucos, depois desse período crítico do coronavírus”, explicou Presa.  

Apresentação de grupos culturais, implantação da feira gastronômica, recadastro de ambulantes, limpeza pública e fiscalização também foram destaque durante a reunião. Para a gestora da Secretária dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, “as equipes já iniciam os trabalhos com o recadastro e durante os eventos atuarão no suporte, apoio e fiscalização”.

Os responsáveis pela Coordenação de Eventos, Luiz Mário e Júnior Barley, participaram da reunião e se mostraram otimistas. “Este ano, a prefeitura manteve a descentralização que já acontecia em anos anteriores e a novidade é o incremento na Praça Abrantes”, explicou Luiz. Na ocasião, Barley destacou as localidades que receberão as festas maiores, além dos tradicionais forrós de rua que ocorrem no município.

Também participaram da reunião o diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), coronel Alfredo Castro; o major do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ronalt Sales; o subsecretário da Cultura (Secult), Luciel Neto; além dos representantes da Sesp, Namuciés de Souza, da Diretoria de Ordem Pública (Dirop); Neli Santos, da Coordenação de Comércio de Ambulantes; e Paulo Roberto, da Coordenadoria Operacional.

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us