Garantir segurança e melhores condições de tráfego para pedestres e motoristas. É com esse objetivo que técnicos do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) apresentam nesta terça-feira (05/08) projeto para intervenção física da BA 535, conhecida como Via Parafuso, em Camaçari. A reunião acontece às 14h, na Dow Química. Cerca de 12 mil veículos utilizam diariamente a via.
O projeto prevê a divisão da pista em três faixas de trânsito, uma sentido Salvador e mais outras duas via Pólo Industrial, com bifurcações de acesso ao Hospital Geral de Camaçari (HGC) e à sede do Município. Também está incluída a construção de escadas nas laterais do viaduto, novo canteiro central ao longo da pista e de uma passarela, relocação do ponto de ônibus e colocação de guardirreios de 70 centímetros de altura no canteiro central, para evitar que os pedestres atravessem em local indevido. O prazo para início da obra e valor do projeto vão ser apresentados na reunião, pelo Derba.
O projeto de intervenção física na Via Parafuso, já discutido em três reuniões com o Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia para apreciação do órgão, é de autoria da Superintendência de Trânsito e Transportes (STT), que vem adotando diversas medidas para garantir a segurança de motoristas e pedestres que utilizam a Via Parafuso.
Na última semana, foram instalados dois fotossensores nas imediações do Viaduto do Trabalhador, que hoje também recebe as últimas placas de sinalização da via. A previsão da STT é que os equipamentos comecem a funcionar a partir desta terça-feira.
Os tachões triplos que foram instalados embaixo do Viaduto também serão retirados nesta terça-feira. O restante, mais dois tachões duplos, só acontecem após a construção do canteiro central. As lombadas foram instaladas no final de junho deste para forçar os veículos a reduzirem a velocidade e diminuir os acidentes na via.
Em junho foram registrados dois acidentes fatais nas imediações do viaduto. Com a instalação dos tachões, não houve nenhum acidente até agora, esclarece o diretor técnico de trânsito da STT, Aloysio Campos Filho.
A sinalização horizontal, subsistema de sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias começa a ser instado nesta segunda-feira (04/08) á noite. O sistema tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos frente a obstáculos, além de complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.
Para o chefe de cozinha Marcos Dantas, 33 anos, os fotossensores trazem maior segurança para pedestres e motoristas. Utilizo essa via diariamente e confesso que me sinto mais seguro com a nova sinalização e redutores, diz o condutor.
Wellington Paiva do Amaral, que já viu alguns acidentes no local, confessa que estará mais tranqüilo. Ele e a família utilizam frequentemente a via e sempre têm de driblar os veículos para atravessar a pista.
Participam da reunião representantes da STT, Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), diretor de Logística do Derba, José Rodrigues dos Santos e o engenheiro responsável pela obra, Jorge Oscar de Jesus.
FOTOSSENSORES
A partir de terça-feira (05/08), quando devem entrar em funcionamento os fotossensores da Via Parafuso, os motoristas devem estar mais atentos ao limite de velocidade permitido, que passa de 80 para 40 km/h. Quem exceder o limite em até 20% (48 km/h), será autuado em infração média e pagará R$ 85,13, além de perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Se ultrapassar de 20% a 50% (48 km/h a 60 km/h) a velocidade, o condutor recebe punição de multa grave, que corresponde a cinco pontos na carteira e multa de R$127,69. A penalidade será considerada gravíssima se a velocidade for 50% superior à tolerada, com multa no valor de R$ 574,62 e mais sete pontos na carteira de habilitação.

Fotossensor começa a funcionar nesta terça-feira -