Reunião define normas dos benefícios

Iwwa Agência
Publicado 16/08/2012 08:08:16

Com o objetivo de ajustar as normas sobre a meia passagem estudantil e o acesso gratuito de idosos e deficientes físicos no transporte público de Camaçari, representantes da Prefeitura e dos permissionários se reuniram nesta quinta-feira (16/08).

Com relação à meia passagem, ficou decedido que os estudantes moradores do Município, que estudam em cidades circunvizinhas, terão o direito ao benefício, assim como os alunos de cursos técnicos e de nível superior oferecidos na modalidade EAD (Ensino a Distância), que participam de aula presencial.

Para ter acesso ao benefício os estudantes devem aderir ao Camaçari Card. Outro importante ganho para a comunidade estudantil é que, a partir do próximo ano, os alunos contarão com uma cota mensal de 80 passagens, 20 a mais da que é disponibilizada atualmente.

Quanto ao acesso gratuito dos idosos, ficou acordado que será realizado pela porta de desembarque dos veículos, mediante a apresentação da carteira de identidade ao motorista. A superintendente de Trânsito e Transporte do Município, Beatriz Liebanas, lembra que o acesso dos idosos aos veículos é ilimitado. “A Lei Federal apenas determina o número mínimo de assentos, que corresponde a 10% da capacidade do veículo”, explica.

A STT juntamente com a Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social) farão um trabalho de conscientização com a população, inicialmente nos terminais de ônibus, a fim de informar sobre a preferência no embarque dos idosos.

O acesso gratuito de deficientes físicos ao transporte público também está garantido. Todas as carteiras emitidas anteriormente são válidas. Após a regulamentação da lei, que aguarda aprovação da Câmara Municipal, será determinado o prazo para o recadastramento dos portadores de deficiência e avaliação médica para emissão do Camaçari Card.

A superintendente ainda informou que ficou acordado com os permissionários do transporte público que as pessoas com deficiência física visível e que não dispõem da carteira de gratuidade antiga também terão acesso gratuito.

 Camaçari Card

Os estudantes que queiram adquirir o cartão devem comparecer à sede do Camaçari Card, munidos de RG, CPF, comprovante de residência e declaração de matrícula, este último deve conter o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) e CNPJ da instituição.

A sede do Camaçari Card fica na rua Corpo Santo, número 56, no bairro Dos 46. O atendimento é das 8h às 17h. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Transporte Público é tema de reunião -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.