Com o objetivo de ajustar as normas sobre a meia passagem estudantil e o acesso gratuito de idosos e deficientes físicos no transporte público de Camaçari, representantes da Prefeitura e dos permissionários se reuniram nesta quinta-feira (16/08).
Com relação à meia passagem, ficou decedido que os estudantes moradores do Município, que estudam em cidades circunvizinhas, terão o direito ao benefício, assim como os alunos de cursos técnicos e de nível superior oferecidos na modalidade EAD (Ensino a Distância), que participam de aula presencial.
Para ter acesso ao benefício os estudantes devem aderir ao Camaçari Card. Outro importante ganho para a comunidade estudantil é que, a partir do próximo ano, os alunos contarão com uma cota mensal de 80 passagens, 20 a mais da que é disponibilizada atualmente.
Quanto ao acesso gratuito dos idosos, ficou acordado que será realizado pela porta de desembarque dos veículos, mediante a apresentação da carteira de identidade ao motorista. A superintendente de Trânsito e Transporte do Município, Beatriz Liebanas, lembra que o acesso dos idosos aos veículos é ilimitado. “A Lei Federal apenas determina o número mínimo de assentos, que corresponde a 10% da capacidade do veículo”, explica.
A STT juntamente com a Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social) farão um trabalho de conscientização com a população, inicialmente nos terminais de ônibus, a fim de informar sobre a preferência no embarque dos idosos.
O acesso gratuito de deficientes físicos ao transporte público também está garantido. Todas as carteiras emitidas anteriormente são válidas. Após a regulamentação da lei, que aguarda aprovação da Câmara Municipal, será determinado o prazo para o recadastramento dos portadores de deficiência e avaliação médica para emissão do Camaçari Card.
A superintendente ainda informou que ficou acordado com os permissionários do transporte público que as pessoas com deficiência física visível e que não dispõem da carteira de gratuidade antiga também terão acesso gratuito.
Camaçari Card
Os estudantes que queiram adquirir o cartão devem comparecer à sede do Camaçari Card, munidos de RG, CPF, comprovante de residência e declaração de matrícula, este último deve conter o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) e CNPJ da instituição.
A sede do Camaçari Card fica na rua Corpo Santo, número 56, no bairro Dos 46. O atendimento é das 8h às 17h.

Transporte Público é tema de reunião -