Reunião define ações para final de ano

Iwwa Agência
Publicado 22/12/2011 04:12:09

Para garantir tranqüilidade e segurança às pessoas que optaram por comemorar as festas de final de ano na orla de Camaçari, representantes de diversas secretarias municipais se reuniram nesta quinta-feira (22/12) para definir as estratégias a serem adotadas nos dias 24, 25 e 31de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2012.

Entre as medidas adotadas no trânsito está a colocação de barreiras fixas e móveis em pontos estratégicos nas localidades de Jauá, Arembepe, Guarajuba e Barra do Jacuípe, todas implantadas com o intuito de coibir o acesso desordenado. O tráfego de veículos para os moradores das localidades será encerrado às 21h do dia 31 de dezembro. As ações serão desenvolvidas por 42 agentes de trânsito da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), além do diretor e supervisor da área.

O transporte de passageiros para a orla de Camaçari será reforçado e contará com 84 ônibus com linhas saindo da sede em direção à Arembepe, Vila de Abrantes, Jauá, Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Guarajuba. A expectativa é de que os veículos saiam a cada 10 minutos.

Os veículos começarão a rodar a partir das 5h e o transporte será realizado enquanto houver demanda de passageiros. A operação, executada de 23 a 31 de dezembro, será conduzida por 30 agentes de transporte, duas motos e duas viaturas. A população contará ainda com 600 mototáxis e 180 táxis, divididos entre a sede e orla do Município. As ações de ordenamento do trânsito, transporte, controle de som e ambulantes contarão com o apoio da Fiscalização Integrada, que trará um efetivo de 14 pessoas.

A Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) atuará nas festas através do enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho será realizado por agentes do Juizado de Menores e do Conselho Tutelar, que juntos trarão um efetivo de 10 pessoas, distribuídos entre o ponto fixo, em Arembepe, e o veículo volante que dará assistência para as localidade de Jauá e Barra do Jacuípe.

Para evitar tumultos e aglomerações será proibida a permanência de ambulantes nas vias e praças das localidades de Jauá e Arembepe. A fiscalização será feita por 48 profissionais distribuídos entre os dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, com maior concentração de profissionais no dia 31, em Arembepe, com uma equipe composta por 16 profissionais, dois durante o dia e 16 no período da noite.

Uma equipe de mais de 240 profissionais fará a coleta de lixo, varredura e lavagem das vias públicas e praças ao longo da orla, a partir das 5h do dia 1º de janeiro. A intenção é que os moradores e turistas encontrem as praias e equipamentos urbanos limpos para aproveitar o primeiro dia do ano.

 SEGURANÇA

Para garantir ainda mais a segurança da população, a Polícia Militar contará, no dia 31 de dezembro, com um efetivo de 80 policiais, sendo que 60 profissionais serão distribuídos nos três pontos de festa da cidade, localizados em Jauá, Arembepe e Barra do Jacuípe. Os demais, que compõem o efetivo ordinário da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Arembepe, darão suporte às demandas ocorridas em outras localidades.

A 6ª Companhia TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) também contribuirá com a segurança da cidade nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além do dia 1º de janeiro de 2012. Para a operação serão disponibilizadas, durante 24 horas, duas guarnições, cada uma compostas por 4 homens. Os PMs atuarão através de postos de abordagem, em especial nas rodovias BA-099 e BA-093.

Agentes da Defesa Civil farão a segurança nos pontos com shows pirotécnicos, a exemplo da praça dos 46, na sede do Município, Jauá, Arembepe e Guarajuba, os três últimos na orla. Cerca de 20 profissionais serão divididos entre os quatro pontos, que contarão também com um caminhão de combate à incêndio. Em casos de emergência, a população poderá entrar em contato através do 199, que funciona 24horas. Na base da sede ficam de plantão seis agentes e na orla trabalham mais dois profissionais.

A reunião contou ainda com representantes da Sesau (Secretaria da Saúde), da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), da Segov (Secretaria do Governo), Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) e da Coordenação de Eventos.

Foto: Adeilson Carvalho

Setores apresentaram projetos para as festas -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.