Nesta quinta-feira (05/02), foi realizada uma reunião ampliada de diagnóstico para a elaboração dos planos municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada dos Resíduos. O encontro, que teve o intuito de coletar as principais demandas da população relacionadas ao saneamento básico do Município, reuniu líderes comunitários de bairros da sede e representantes do poder público na Cidade do Saber.
Na oportunidade, foi apresentado o panorama da situação do saneamento básico de Camaçari e prestados esclarecimentos sobre o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.
No encontro, os moradores responderam ainda a um questionário, elaborado para coletar informações sobre as necessidades de cada bairro ou localidade, no intuito de obter um diagnóstico mais preciso. Para facilitar os trabalhos, a cidade foi dividida em 22 setores de mobilização social, cada um envolve diversas localidades.
A apresentação das informações foi realizada por técnicos da Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria LTDA, empresa vencedora da licitação para elaborar os planos junto com a Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano).
Os planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada dos Resíduos se tornaram obrigatórios a partir das leis federais de números 11.445/2007 e 12.305/2010. O objetivo é nortear as ações dos municípios na captação e distribuição de água, em obras de drenagem, esgotamento sanitário, na coleta, tratamento e encaminhamento de resíduos sólidos e líquidos.

Reunião discute plano de saneamento básico -