Começou nesta terça-feira (03/07) e segue até o dia 5 de julho, a 3ª etapa do processo seletivo para o projeto Adolescente Aprendiz. Nesta fase, que tem caráter eliminatório, os jovens participam de entrevista técnica para confirmar os dados informados durante a inscrição, além de terem o perfil socioeconômico da família avaliado.
Dos 120 jovens classificados para a etapa final, 80 serão convocados e prestarão serviços em diversos setores da administração municipal.
De acordo com a Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolviemtno Social), o resultado será divulgado no dia 6 de julho e a formação básica dos convocados será realizada entre os dias 09 e 13 deste mês. Após a capacitação, que aborda questões como relações interpessoais e trabalho em grupo, os jovens serão encaminhados para os setores de trabalho e começam as atividades no dia 16 de julho. O processo seletivo tem validade de até dois anos.
Na manhã de hoje (03/07), o estudante Celisson Ferreira, 16 anos, participou da entrevista acompanhado da mãe, Laurinda Ferreira. Ele se mostrou confiante e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Além de representar uma boa experiência profissional e valorizar o currículo, o projeto é uma excelente oportunidade para entrar no mercado de trabalho”.
Acompanhada da avó, Laize Novaes, 17 anos, também saiu confiante da entrevista e disse que se for selecionada, vai se dedicar muito ao primeiro emprego e ajudar no sustento da família.
Implantado em 2005, o projeto Adolescente Aprendiz é desenvolvido pela Prefeitura, através da Sedes. Segundo a gerente de Política Social da Criança e do Adolescente da Secretaria, Ana Claudia Conceição, os jovens terão carga de trabalho de 20 horas semanais, a ser prestado no turno oposto ao da escola.
Em contrapartida, os jovens receberão meio salário mínimo e terão acompanhamento escolar, psicológico e familiar, além do direito ao benefício da Cesta de Natal do servidor municipal.

Laize Novaes na seletiva do Adolescente Aprendiz -