Resultado sai nesta terça (1º)

Iwwa Agência
Publicado 31/10/2011 04:10:02

Professores, servidores da educação, estudantes e pais de alunos participaram, segunda-feira (31/10), das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Camaçari. A eleição envolve 57 escolas da sede, orla e zona rural e conta com, aproximadamente, 52 mil votantes que escolheram os gestores das unidades de ensino. O resultado será divulgado nesta terça-feira (1º).

De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a eleição transcende o ato da escolha do diretor e cria uma cultura de diálogo e da democracia participativa. “Buscamos uma efetiva integração entre a Prefeitura, a escola e a comunidade no processo de ensino-aprendizagem e da gestão educacional”, informou.

Para o diretor de comunicação do Sispec (Sindicato dos Professores de Camaçari), Klênio Correia, a eleição direta é um marco histórico no que diz respeito à democratização das escolas. O dirigente aproveitou a ocasião para parabenizar a administração municipal “pela coragem de quebrar paradigmas”.

A iniciativa do governo municipal agradou também os estudantes, como Irlan Souza de Araujo, que cursa a 6º série na escola Maria Quitéria e votou pela primeira vez. “Acho a eleição muito importante e fico feliz pela oportunidade de participar da escolha de quem vai comandar a escola em que estudo”, afirmou.

Quem também esteve na escola Maria Quitéria para exercer o direito da cidadania foi a dona de casa e mãe de aluna, Marta dos Santos, 36 anos, que atendeu ao pedido da filha. Ela vai escolher ainda os gestores da escola Virgínia Reis, unidade em que a filha mais nova cursa a 5ª série.  “Acredito que essa é uma forma de participar mais da vida escolar das minhas filhas”, disse.

Independente da eleição, as escolas mantêm as aulas desta segunda-feira (31/10), no entanto, serão dadas aulas temáticas sobre democracia e cidadania.

 ELEIÇÕES

A votação das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Camaçari será realizada até 17h, nas escolas que funcionam nos turnos diurnos, e até 20h, nas escolas que funcionam nos três turnos, mediante preenchimento de cédula.

De acordo com a Seduc (Secretaria da Educação), a apuração começa logo após o encerramento da votação e será feita em sessão pública, coordenada pela mesa controladora. Após a apuração, o resultado será informatizado, ao ser lançado no sistema E-Cidade, software público da gestão municipal. 

Participam da eleição os professores e profissionais da educação, alunos maiores de 12 anos e pais ou responsáveis cadastrados previamente pela escola. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação.

Ao todo, 66 chapas foram homologadas para a disputa do pleito que vai eleger os gestores para um mandato de 3 anos, com direito à reeleição. Das 57 escolas participantes, duas têm três chapas concorrendo, cinco decidem o vencedor entre duas chapas e 50 fazem a eleição com chapa única. 

De acordo com a legislação que rege as eleições para gestores escolares, para que o pleito eleitoral seja válido é necessário que atinja o percentual mínimo de 50% de votos válidos entre alunos, professores e servidores cadastrados e 30% de votos válidos dos pais e responsáveis.

Todo o processo eleitoral é acompanhado de perto por cerca de 50 observadores da Seduc e do Sispec, além de representantes das chapas.

Slideshow | 5 fotos

Resultado sai nesta terça (1º)

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.