Resultado sai nesta terça (1º)

Iwwa Agência
Publicado 31/10/2011 04:10:02

Professores, servidores da educação, estudantes e pais de alunos participaram, segunda-feira (31/10), das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Camaçari. A eleição envolve 57 escolas da sede, orla e zona rural e conta com, aproximadamente, 52 mil votantes que escolheram os gestores das unidades de ensino. O resultado será divulgado nesta terça-feira (1º).

De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a eleição transcende o ato da escolha do diretor e cria uma cultura de diálogo e da democracia participativa. “Buscamos uma efetiva integração entre a Prefeitura, a escola e a comunidade no processo de ensino-aprendizagem e da gestão educacional”, informou.

Para o diretor de comunicação do Sispec (Sindicato dos Professores de Camaçari), Klênio Correia, a eleição direta é um marco histórico no que diz respeito à democratização das escolas. O dirigente aproveitou a ocasião para parabenizar a administração municipal “pela coragem de quebrar paradigmas”.

A iniciativa do governo municipal agradou também os estudantes, como Irlan Souza de Araujo, que cursa a 6º série na escola Maria Quitéria e votou pela primeira vez. “Acho a eleição muito importante e fico feliz pela oportunidade de participar da escolha de quem vai comandar a escola em que estudo”, afirmou.

Quem também esteve na escola Maria Quitéria para exercer o direito da cidadania foi a dona de casa e mãe de aluna, Marta dos Santos, 36 anos, que atendeu ao pedido da filha. Ela vai escolher ainda os gestores da escola Virgínia Reis, unidade em que a filha mais nova cursa a 5ª série.  “Acredito que essa é uma forma de participar mais da vida escolar das minhas filhas”, disse.

Independente da eleição, as escolas mantêm as aulas desta segunda-feira (31/10), no entanto, serão dadas aulas temáticas sobre democracia e cidadania.

 ELEIÇÕES

A votação das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Camaçari será realizada até 17h, nas escolas que funcionam nos turnos diurnos, e até 20h, nas escolas que funcionam nos três turnos, mediante preenchimento de cédula.

De acordo com a Seduc (Secretaria da Educação), a apuração começa logo após o encerramento da votação e será feita em sessão pública, coordenada pela mesa controladora. Após a apuração, o resultado será informatizado, ao ser lançado no sistema E-Cidade, software público da gestão municipal. 

Participam da eleição os professores e profissionais da educação, alunos maiores de 12 anos e pais ou responsáveis cadastrados previamente pela escola. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação.

Ao todo, 66 chapas foram homologadas para a disputa do pleito que vai eleger os gestores para um mandato de 3 anos, com direito à reeleição. Das 57 escolas participantes, duas têm três chapas concorrendo, cinco decidem o vencedor entre duas chapas e 50 fazem a eleição com chapa única. 

De acordo com a legislação que rege as eleições para gestores escolares, para que o pleito eleitoral seja válido é necessário que atinja o percentual mínimo de 50% de votos válidos entre alunos, professores e servidores cadastrados e 30% de votos válidos dos pais e responsáveis.

Todo o processo eleitoral é acompanhado de perto por cerca de 50 observadores da Seduc e do Sispec, além de representantes das chapas.

Slideshow | 5 fotos

Resultado sai nesta terça (1º)

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us