Cerca de 160 alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Camaçari participaram, nesta sexta-feira (21/10), na Cidade do Saber, do processo seletivo para os cursos do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA), e do programa Students to Business (S2B), da Microsoft.
O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, representou o prefeito Luiz Caetano na solenidade de abertura e classificou o momento como de extrema importância para o Município. “Esta iniciativa vai proporcionar a formação dos jovens na área de Tecnologia da Informação (TI), além de prepará-los para o mercado de trabalho”, disse o secretário, ao lembrar que investir na formação é investir nas pessoas.
De acordo com a diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da Secti-BA, Jurema Valença, Camaçari foi a única cidade do interior escolhida para fazer parte do projeto piloto do Proaj. “Escolhemos o Município pelo potencial de empregabilidade”, informou. Segundo a diretora, a meta é capacitar cerca de 800 alunos no período de quatro anos.
Durante a fase piloto do programa, serão selecionados 120 alunos do Município para o curso do Proaj, que tem carga horária total de 750 horas e será dividido em duas fases. No módulo inicial, os jovens terão aulas de empreendedorismo, inglês voltado para a compreensão das TIs, matemática, português e informática básica. Depois do curso básico, com carga horária de 180 horas, os alunos vão participar de módulos profissionalizantes.
STUDENTS TO BUSINESS
O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Redes de Computadores do Centro Universitário da Bahia Estácio-Fib, Antonio Cordeiro, ministrou uma palestra sobre o programa Students to Business, que vai ofertar 50 vagas para cursos na área de Tecnologia da Informação.
Na seqüência, foram aplicadas duas provas correspondes aos programas de capacitação. Os melhores classificados farão o curso presencial na Estácio-Fib e os demais podem fazer o treinamento online pelo portal da Microsoft.
Os estudantes Rute Alves e Delvandro Siqueira, do 2° e 3° ano do ensino médio, respectivamente, participaram da seleção e ficaram esperançosos com a oportunidade de se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho.
O programa de capacitação nas áreas de TIs é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI-BA) e da Microsoft, em parceria com a Prefeitura de Camaçari.
O resultado das provas será publicado em 15 dias no site da Secti www.secti.ba.gov.br. Os selecionados também serão comunicados através de email.