Requalificação urbana melhora auto-estima

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2009 12:05:06

As escolas, praças, áreas urbanas e prédios públicos construídos pela Prefeitura de Camaçari são projetados de forma a atender todos os anseios da comunidade.

Para isso, a equipe técnica da Coordenação de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), discute junto aos moradores, as necessidades dos equipamentos públicos antes da elaboração do projeto.

Segundo o coordenador da equipe, arquiteto Silvio Ramos, os técnicos ouvem as reivindicações da comunidade e adequa as solicitações de forma arquitetônica, urbanística e funcional, sem esquecer de tornar o local agradável e bonito para a população.

Após a elaboração do projeto, a equipe faz o orçamento da obra, encaminha para a licitação e depois, acompanha e fiscaliza a intervenção.

Dentre os espaços públicos desenvolvidos pela Prefeitura, está a Avenida Acajutiba, praça da Noite, Centro Educacional Municipal de Camaçari (Cemc), escola de Barra do Pojuca, o Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires e os novos pontos de ônibus.

Atualmente, a atenção de toda a equipe está voltada para o projeto de revitalização de Arembepe, previsto para ser concluído no final de junho.

O trabalho da coordenação é reconhecido na rua pelos moradores. Júlio Bispo, 80 anos, morador da Avenida Acajutiba há 30, lembra que antes tinha vergonha do local onde mora e ninguém o visitava porque só tinha lama, esgoto a céu aberto, ratos e muitos insetos.

“A obra trouxe benfeitorias para o povo, valorizou a região, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida, principalmente no que diz respeito à saúde, já que no lugar do esgoto e insetos hoje temos lindos jardins”, garante o aposentado.

Cristina Carvalho de Melo, 27 anos, mora enfrente à praça da Noite, Gleba A, e também está contente com o equipamento que a Prefeitura construiu. “A praça é muito bonita e contribui para aumentar a nossa auto-estima. Agora, enquanto a minha filha tem um local para brincar, eu aproveito para bater papo”. A vizinha, Georgina Matos, 48 anos, salientou que é muito bom chegar à porta de casa e ver uma bela paisagem. “Antes era só escuridão e agora temos uma vista agradável”.

A Coordenação de projetos da Sedur é composta por sete pessoas, sendo três arquitetos, um engenheiro civil, dois técnicos de edificação e uma secretária.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.