O Brasil intensifica as ações para melhorar a segurança pública do país. As propostas foram sistematizadas domingo (30/08), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Camaçari, que também é parte do processo, participou com dois delegados.
As discussões integram a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que reuniu mais de 2 mil pessoas. A intenção é elaborar um documento base que reformule o sistema de segurança pública no Brasil. Camaçari foi representada por um membro da população, eleito na etapa municipal da Conseg, e outro indicado pela Prefeitura.
Entre os itens aprovados estão, o fortalecimento da base familiar com programas estruturais e investimentos nas áreas de saúde, educação, emprego e renda. A proposta foi encaminhada por Camaçari.
Os delegados foram divididos em 40 grupos de trabalho. Desde a última quinta-feira (27/08), quando começou o evento, eles discutiram o conteúdo do Caderno de Propostas – documento que reuniu 26 princípios e 364 diretrizes considerados prioritários nas etapas preparatórias realizadas em todo país.
O conjunto das informações foi aprimorado em 10 princípios e 40 diretrizes mais importantes para a criação de uma nova política nacional para o setor. O resultado será incluído no plano de governo brasileiro. A Conseg é uma ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
TERRITÓRIO DE PAZ
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, na primeira quinzena de outubro está marcado o lançamento do Território de Paz, em Camaçari.
O evento marca o funcionamento do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), Mulheres da Paz, Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável), câmeras de segurança e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).