Através da parceria com o governo do Estado, Camaçari está implantando o projeto piloto do programa Medicamento em Casa, que atende pacientes com diabetes e hipertensão e disponibiliza preservativos para o planejamento familiar. Os remédios são enviados via Correios para a casa do paciente.
São beneficiadas as pessoas que cumprem os critérios clínicos estabelecidos pelos médicos dos postos de Saúde da Família (PSFs) e estejam com as doenças controladas. O programa está funcionando, inicialmente, nas unidades do Novo Horizonte, Parque Florestal e Ficam.
Após a verificação da posologia e cumprimento da averiguação do controle da diabetes e/ou da hipertensão, o paciente deve realizar a matrícula na Secretaria de Saúde (Sesau).
Estão sendo distribuídos captopril, hidroclorotiazida, propranolol, metiformina, acarbose, clibenclamida, contraceptivos orais e preservativos para mulheres do planejamento familiar.
Segundo Marcelo Tavares, coordenador de assistência farmacêutica da Sesau, a proposta é beneficiar todos os pacientes que fazem acompanhamento regular da enfermidade nas unidades de saúde da família do Município.
O objetivo do programa é alertar e conscientizar os pacientes sobre o perigo de complicações e a necessidade de controlar as doenças.

Programa beneficia paciente do PSF do Parque Florestal -