Reitores manifestam apoio à Cidade Técnico Universitária

Iwwa Agência
Publicado 26/03/2010 12:03:05

O pontapé inicial para a instalação da Cidade Técnico Universitária foi dado quinta-feira (25/03), durante a audiência pública que discutiu o ensino superior em Camaçari. O debate contribui para a vinda de um campus da UFBA e da Uneb para o Município, assim como de instituições privadas.

O prefeito Luiz Caetano aproveitou a oportunidade para assinar a lei de criação do pólo municipal da UAB (Universidade Aberta do Brasil). Em discurso, ele manifestou o desejo de expandir os bons resultados apresentados no ensino fundamental e transformar o Município em um pólo de educação superior profissionalizante. “Camaçari, futuramente, será um pólo educacional através da democratização da educação e acesso ao ensino superior de qualidade”.

Caetano afirmou ainda que essa é uma das audiências públicas mais importantes da história da Câmara. “Estamos debatendo questões estruturais para o desenvolvimento do Município. Estamos avançando com qualificação e formação de professores, reestruturação do ensino superior, ampliação de vagas e, agora, estamos a passos largos para concretizar a vinda de um campus da UFBA e da Uneb para o Município”.

O reitor da UFBA, Naomar Almeida, disse que a universidade está disposta a participar da transformação da educação superior de Camaçari e elogiou a Cidade do Saber, apontada por ele como uma “referência no Estado”. Ele manifestou ainda o desejo de viabilizar as atividades acadêmicas em Camaçari. “São três etapas: realizar o plano de desenvolvimento institucional, apresentar o resultado de medidas a serem tomadas e, por último obter a aprovação da bancada baiana em congresso nacional”.

O representante da Uneb, Cláudio Cardoso, afirmou que instituição também dará a sua contribuição. “O projeto de educação deve ser vinculado à acessibilidade e qualidade de ensino. A universidade discutirá a possibilidade de ampliação dos cursos e instalação do campus da Uneb na Cidade Universitária de Camacari”.

A reitora do Ifba, Aurina Cardoso, comemorou a contribuição que a instituição vem dando o Município. “O IFBA é uma instituição federal, pública e superior. Temos uma estrutura de ensino verticalizada, oferecendo formação técnica, graduação, pós, licenciatura e bacharelado. Uma instituição que nasceu de uma escola técnica e agora avança com ampliação de novos cursos”.

A diretora da Famec, Helena Oliveira, afirmou que a meta da faculdade é aumentar o número de vagas e de cursos. A estudante e representante da UEB (União dos estudantes da Bahia), Leila Alves, disse que a discussão é de extrema importância para os estudantes, assim como a expansão das universidades públicas.
A Cidade Técnica Universitária (CTU) é um Projeto da Prefeitura de Camaçari para abrigar universidades públicas e privadas de ensino profissionalizante e superior.

O autor do requerimento, o vereador José Marcelino (PT), enfatizou a importância da decisão. “Esse é um debate promissor. Estamos discutindo o futuro do Município, porque só através da educação podemos transformar o destino dos jovens e crianças”. Na oportunidade, o vereador homenageou com flores a reitora do IFBA, Aurina Santana, pelo expressivo trabalho desenvolvido na cidade.

PLENÁRIA LOTADA
A plenária estava lotada por estudantes universitários, professores, reitores, representantes de organizações e especialistas, que discutiram o projeto de instalação de universidades públicas e privadas no Município.

Presidida pela vereadora e presidente da Casa, Luiza Maia, a audiência contou com a participação do secretário da Educação, Luiz Valter Lima, vereadores e comunidade.

Antes da audiência, os reitores e outras autoridades visitaram a Cidade do Saber e outros pontos do Município.

Slideshow | 4 fotos

Reitores manifestam apoio à Cidade Técnico Universitária

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us