A implantação do Regin (Registro Mercantil Integrado) em Camaçari será feita em 60 dias e, na próxima semana, acontece um workshop no Município para mais esclarecimentos sobre o sistema. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (03/05), pelo representante da empresa responsável pela implantação do sistema, Cláudio Sebastião Favatto, durante reunião de apresentação do Regin.
O sistema, adquirido pela Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia), possibilita a implantação do Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Brasil) na Bahia. Desenvolvido pela Receita Federal, o Redesim tem a tarefa de substituir o Cadastro Sincronizado.
Na semana passada, Camaçari foi convidada pela Receita Federal e Juceb para implantar o sistema piloto do Regin no Estado. De acordo com o secretário da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, o Município foi escolhido por ter uma administração consistente e por já ter começado o processo de implantação da nova gestão tributária.
O Regin tem o objetivo de melhorar o processo de abertura, atualização e fechamento de empresas estabelecidas no Estado, modernizando os serviços oferecidos pela Juceb. Com isso, diminui a burocracia e não prejudica o exercício da atividade empresarial.
O sistema possibilita que os empresários acessem através da internet, todas as informações relativas à implantação e movimentação dos negócios. As informações estarão integradas em uma base de dados única.
Participaram também da apresentação, o secretário da Administração, Ademar Delgado, representantes das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Juceb e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPQD) de Campinas.

O Regin foi apresentado às secretarias nesta terça (3) -