Regime Próprio é tema de Workshop

Iwwa Agência
Publicado 06/09/2013 02:09:11

Cerca de 180 pessoas participam do I Workshop de Regimes Próprios de Previdência Social em Camaçari. Promovido pela Prefeitura, por meio do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), o evento visa promover a cultura previdenciária entre os municípios baianos e oportunizar o aprimoramento dos servidores públicos e dos conselhos na área previdenciária.

Durante a abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (06/09), no auditório 1 da Cidade do Saber, o prefeito Ademar Delgado destacou o excelente trabalho desenvolvido pelo ISSM. Na oportunidade, ele solicitou o aprofundamento das discussões em torno da proposta de segregação de massa, prevista no novo Plano de Benefícios Previdenciários para Servidores Efetivos. A iniciativa tem o intuito de garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio.

De acordo com o diretor do ISSM, Ademar Lopes, o Workshop, além de promover a cultura previdenciária, é uma grande oportunidade para reorganizar a Associação de RPPS (Regime Próprios de Previdência Privada), que ainda não foi efetivada, para ter acesso legitimado institucionalmente junto aos órgãos do governo.  

O secretário de Administração da Prefeitura de Ribeirão do Largo, Thiago Luz, fez questão de participar do Workshop, que considera uma excelente oportunidade para discutir as questões relativas ao funcionamento dos Regimes Próprios. 

“Camaçari mais uma vez sai na frente com a realização deste Workshop”, disse o representante da Prefeitura de Salvador, Maurício Santos, ao destacar a importância do evento para ficar “antenado” às novidades dos Regimes Próprios.  

A programação do Workshop iniciou com a palestra do coordenador geral de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos do Ministério da Previdência Social, Allex Albert Rodrigues. Na ocasião, ele abordou os tópicos Histórico da Previdência no Brasil, com foco na Bahia; Importância dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) para os Municípios; Fomentação de novos Regimes e a Relevância do Conselho Administrativo na Gestão do RPPS. 

Em seguida, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, ministrou palestra A experiência em gerir um Município com RPPS. À tarde, a partir das 14h, o diretor administrativo e a diretora de Previdência e Assistência Social do ISSM, Renato Reis e Doranei Dantas, ministram palestras sobre as respectivas experiências nas Gestões dos Recursos e de Previdência no Instituto de Seguridade do Servidor Municipal. 

A Experiência na Gestão da Superintendência de Previdência – SUPREV será o tema da terceira palestra da tarde, ministrada pela superintendente de Previdência do Estado da Bahia, Daniella Souza. Em seguida, o administrador e mestre em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Ricardo Blasi, aborda o tema Situação Econômica Atual e Relevância dos Conselheiros no Processo de Gestão Financeira dos Recursos.   

A conselheira da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal), Sandra Garcia, encerra a programação com a apresentação do tema A importância das Associações para fortalecimento dos RPPS, seguida das considerações finais do diretor superintendente do ISSM, Ademar Lopes.

A cerimônia de abertura do Workshop foi prestigiada pelos secretários municipais da Administração, Lezineide Andrade, e do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, além da subsecretária do Esporte e Lazer, Aurenita Castilho. Ao final do Workshop, os participantes recebem certificado emitido pelo ISSM e o Ministério de Previdência Social.

Slideshow | 5 fotos

Regime Próprio é tema de Workshop

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.