Reforma da CAM melhora atendimento ao contribuinte

Iwwa Agência
Publicado 21/07/2008 08:07:27

A Central de Atendimento Municipal (CAM) da sede de Camaçari, provisoriamente operando na Sefaz (Secretaria da Fazenda), volta a funcionar em agosto no prédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo.

As melhorias fazem parte do programa de modernização e incluem a ampliação e reforma das unidades de Salvador, já em novo prédio, e da orla.

Com a conclusão da nova CAM da sede, o contribuinte ganha um serviço mais eficiente e ágil, com sala exclusiva para os contadores, painel eletrônico, central de pré-atendimento e um posto bancário.

A reforma na unidade da orla, que funciona na Prefeitura Avançada, em Vila de Abrantes, começa esta semana. Serão feitos melhoramentos do sistema de iluminação, troca dos mobiliários e manutenção nos banheiros. A previsão é de que até o próximo mês a Central seja entregue a comunidade.

Recentemente, a unidade de Salvador foi transferida da rua Carlos Gomes, no Centro da cidade, para o shopping Capemi, região do Iguatemi. Para facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência física, o novo espaço funciona no térreo e conta com estacionamento. O local, mais confortável, é decorado com imagens das praias e rios de Camaçari. De acordo com o secretário da Fazenda, Paulo César da Silva, a idéia é mostrar as belezas naturais do Município.

As Centrais são estruturas facilitadoras do processo de arrecadação dos tributos municipais. No ano passado, cerca de 27% dos R$ 456 milhões do orçamento de Camaçari foram formados pela chamada receita própria, proveniente da arrecadação de impostos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), TLF (Taxa de Localização e Funcionamento), taxas de alvarás para construção e licenciamento, de limpeza e conservação e outros serviços.

A CAM também faz restituição de débito, nota fiscal avulsa, autorização para confecção de nota fiscal e autenticação de talão de nota fiscal, revisão imobiliária, inscrição de cadastramento imobiliário, recadastramento, certidão negativa e alvará de construção. Ao todo, 45 profissionais garantem atendimento nas três unidades.

As unidades funcionam das 8h às 17h e recebem, aproximadamente, 400 contribuintes por dia. Para informações, orientação e esclarecimento sobre documentação necessária para algum dos 26 serviços oferecidos, a Secretaria disponibiliza os telefones (71) 3354-5211 ou (71) 3354-4443.

TREINAMENTO
Para o secretário da Sefaz, não basta equipamentos modernos e instalações amplas e arejadas. “O servidor precisa ser prestigiado e se sentir motivado”, explica. Até a próxima semana, os funcionários das Centrais de Atendimento fazem treinamento para motivar e melhorar o relacionamento com o contribuinte.

O profissional aprende técnicas de abordagem e como evitar o estresse do dia-a-dia. O curso é ministrado pelo psicopedagogo empresarial pela Universidade Pan-americana do México, Álvaro Ibáñez Doria.

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