Com o objetivo de envolver a sociedade no processo de reflorestamento e manutenção das áreas verdes da cidade, em especial o Anel Florestal, a Prefeitura de Camaçari realizou nesta sexta (28/05), um seminário de Restauração Ecológica Comunitária.
O evento, realizado no Horto do Município, contou com a presença de representantes de empresas do Pólo Industrial, do Tiro de Guerra e da comunidade de Camaçari.
Durante o seminário, a coordenadora de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Município, Marinalva Cruz, falou sobre a botânica, anatomia e fisiologia das plantas instaladas na cidade.
Engenheiras florestais do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) explanaram sobre reflorestamento de matas ciliares (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais), e sobre como obter licenciamento para recuperação de áreas degradadas.
De acordo com a coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais da BSC (Bahia Specialty Cellulose, antiga Bahia Pulp), Eliete Maria, a ação é extremamente importante, pois envolve a comunidade.
Para a coordenadora de Atividades de Educação Ambiental da Petrobras, Geisa Fonseca, a experiência foi muito proveitosa. Segundo ela, a intenção é ser mais uma multiplicadora sócio-ambiental.
O primeiro seminário de Restauração Ecológica Comunitária capacitou cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores da rede pública de ensino e representantes da comunidade. A expectativa é de que, até o final do ano, outros dois encontros sejam realizados.

Seminário trata sobre a importância do reflorestamento -