Reflora Camaçari chega à Prainha de Parafuso

ASCOM
Publicado 03/08/2022 05:08:45

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), apresentou nesta quarta-feira (3/8), para a comunidade de Parafuso, o projeto Reflora Camaçari, que contempla a área da Prainha. No projeto, o local passa a ser chamado de Parque Natural Prainha de Parafuso. A obra será iniciada na segunda-feira (8/8), com previsão de entrega para o mês de setembro deste ano.

A idealização do Reflora Camaçari no Parque Natural Prainha de Parafuso, é resultado de um Termo de Compromisso Ambiental, entre o município e a empresa Damrak do Brasil Participações e Empreendimentos Ltda., que visa viabilizar a implantação com a requalificação ambiental, seja este parcial ou integral, do projeto paisagístico/arquitetônico da Prainha de Parafuso, conforme poligonal e projeto, com investimento superior a R$ 108 mil, conforme publicado no Diário Oficial do Município n.º 1.960 de 1º de agosto.

A titular da Sedur, Andréa Montenegro, deu as boas-vindas aos moradores e destacou a importância do momento. “Estou muito feliz. Meu avô paterno nasceu aqui e viveu por um período. Então esse Reflora é ainda mais especial. O que vamos fazer aqui não é obra estruturante. Importante destacar que é uma revitalização, visando prioritariamente preservar a natureza”, salientou.

Durante o encontro, que reuniu dezenas de moradores, técnicos da Diretoria Ambiental (Diram) explanaram sobre a proposta do projeto, que visa revitalizar o local. “Nós vamos apresentar aqui hoje, um projeto que foi feito em cima de um desenho de um morador. Fiquem à vontade para perguntar, opinar e até mesmo sugerir alterações”, explicou o coordenador de Licenciamento Ambiental, João Leal.

Momento de emoção para Antonisse Laura, de 68 anos, popularmente conhecida como Dona Laura, moradora da localidade há 41. “Estou muito feliz, porque essa é a nossa luta há muitos anos. Não tenho muito o que falar, só quero que realize. Esse aqui é o nosso paraíso”, celebrou. O jovem Bebeto Souza concordou com Dona Laura, e acrescentou. “Esse projeto não é só da comunidade de Parafuso, é de Camaçari. A Prainha está sucateada e essa revitalização, sem dúvida nenhuma, vai agregar muito. Não vai beneficiar só a comunidade, mais os pescadores, o comércio local e a cidade de um modo geral. Estamos muito felizes”, concluiu.

O Reflora Camaçari desenvolve diversas ações para garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos sejam preservados e levados aos quatro cantos do município. Desde então, três pontos ambientais na Costa de Camaçari já foram revitalizados pela ação: O Parque Ecológico do Cacimbão, em Arembepe; a Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes; e a Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca.

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us