A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), apresentou nesta quarta-feira (3/8), para a comunidade de Parafuso, o projeto Reflora Camaçari, que contempla a área da Prainha. No projeto, o local passa a ser chamado de Parque Natural Prainha de Parafuso. A obra será iniciada na segunda-feira (8/8), com previsão de entrega para o mês de setembro deste ano.
A idealização do Reflora Camaçari no Parque Natural Prainha de Parafuso, é resultado de um Termo de Compromisso Ambiental, entre o município e a empresa Damrak do Brasil Participações e Empreendimentos Ltda., que visa viabilizar a implantação com a requalificação ambiental, seja este parcial ou integral, do projeto paisagístico/arquitetônico da Prainha de Parafuso, conforme poligonal e projeto, com investimento superior a R$ 108 mil, conforme publicado no Diário Oficial do Município n.º 1.960 de 1º de agosto.
A titular da Sedur, Andréa Montenegro, deu as boas-vindas aos moradores e destacou a importância do momento. “Estou muito feliz. Meu avô paterno nasceu aqui e viveu por um período. Então esse Reflora é ainda mais especial. O que vamos fazer aqui não é obra estruturante. Importante destacar que é uma revitalização, visando prioritariamente preservar a natureza”, salientou.
Durante o encontro, que reuniu dezenas de moradores, técnicos da Diretoria Ambiental (Diram) explanaram sobre a proposta do projeto, que visa revitalizar o local. “Nós vamos apresentar aqui hoje, um projeto que foi feito em cima de um desenho de um morador. Fiquem à vontade para perguntar, opinar e até mesmo sugerir alterações”, explicou o coordenador de Licenciamento Ambiental, João Leal.
Momento de emoção para Antonisse Laura, de 68 anos, popularmente conhecida como Dona Laura, moradora da localidade há 41. “Estou muito feliz, porque essa é a nossa luta há muitos anos. Não tenho muito o que falar, só quero que realize. Esse aqui é o nosso paraíso”, celebrou. O jovem Bebeto Souza concordou com Dona Laura, e acrescentou. “Esse projeto não é só da comunidade de Parafuso, é de Camaçari. A Prainha está sucateada e essa revitalização, sem dúvida nenhuma, vai agregar muito. Não vai beneficiar só a comunidade, mais os pescadores, o comércio local e a cidade de um modo geral. Estamos muito felizes”, concluiu.
O Reflora Camaçari desenvolve diversas ações para garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos sejam preservados e levados aos quatro cantos do município. Desde então, três pontos ambientais na Costa de Camaçari já foram revitalizados pela ação: O Parque Ecológico do Cacimbão, em Arembepe; a Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes; e a Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca.







