Rede pública dá atenção especial ao recém-nascido

Iwwa Agência
Publicado 02/03/2009 09:03:54

As futuras mamães podem ficar tranqüilas no que diz respeito aos cuidados com a saúde do bebê, principalmente nos primeiros dias de vida.

É que todas as vacinas necessárias para a imunização, o teste do pezinho e o serviço de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança são oferecidos, de forma gratuita, nos postos de saúde de Camaçari.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o recém-nascido deve ser vacinado contra a hepatite B e tuberculose (BCG) já no primeiro dia de vida, para isso é garantido o estoque das doses no Hospital Geral de Camaçari e unidade pública que realiza partos.

A imunização seguinte é a segunda dose contra hepatite, ministrada 30 dias após a primeira, quando a criança já esta na fase de lactação. As vacinas contra poliomielite, a DPT (contra difteria, tétano e coqueluche) e a dose de vitamina A (para prevenção de doenças oculares) são ministradas aos dois meses.

Do terceiro ao quinto dia de vida da criança, ela deve ser levada à unidade de saúde mais próxima para realização do teste do pezinho que realiza o rastreamento de doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico das crianças.

O exame permite o tratamento antes do aparecimento dos sintomas, já que após se manifestar muitas não podem ser curadas. O teste consiste na coleta de sangue feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê, que detecta doenças como as hemoglobinopatias, fenilcetonúria e hipotireodismo congênito.

Além das vacinas e o exame, a rede pública de saúde realiza ainda o serviço de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, oferecido em todas as unidades de saúde, com exceção dos postos 24 horas.

O atendimento, feito mensalmente pelo médico clínico ou pediatra e enfermeiro, deve ser realizado, ao menos, até a criança completar dois anos. O recomendado é que a primeira consulta seja realizada no mesmo dia do teste do pezinho. Nesse período, o acompanhamento é feito no intervalo de 15 dias.

Quando a gestação é acompanhada em um Posto de Saúde da Família (PSF), a mãe e o filho recebem em casa a visita de agentes comunitários da saúde, médicos ou enfermeiros. No caso da visita dos dois últimos profissionais, é realizada a consulta puerperal, que avalia o estado geral do recém nascido e da mãe no período de resguardo, ou seja, nos primeiros 45 primeiros dias após o parto.

Em caso de emergência, os pais podem procurar ainda os postos 24 horas.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Mãe e filho recebem atendimento em todos os postos -

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.