Rede passa por lavagem

Iwwa Agência
Publicado 24/10/2013 04:10:31

Com um cronograma de ações até 2014, o serviço de lavagem da rede de esgotamento sanitário de Camaçari contempla o Parque Florestal, terceiro bairro da sede a passar pelo processo. A ação, que já foi executada no Parque Satélite e Gleba B, tem previsão de ser concluída em uma semana.  

A iniciativa visa fazer a limpeza e desobstrução das redes convencionais e redes auxiliares que fazem parte do sistema coletivo e que receberão o esgoto dos efluentes individuais. Além disso, o serviço pretende detectar se existe algum tipo de problema, como vazamento, tubulação danificada e entupimento da rede para que possa ser sanado antes de entrar em operação.

De acordo com a encarregada de produção do Consórcio Ebisa/Sertenge, empresa responsável pela execução das obras de esgotamento do Município, Maria da Conceição Nascimento, a lavagem das redes consiste na realização de “um teste hidráulico para verificar se o sistema está mesmo funcionando”, explica.

Satisfeita, a dona de casa Marta Costa, moradora do bairro Parque Florestal, considera o serviço de lavagem das redes importante, pois além de garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, e contribui para a limpeza da rua e das casas.    

Ao todo, 24 profissionais, divididos em duas equipes, trabalham no local com o suporte de dois caminhões hidrojatos, que fazem a sucção e lavagem da rede de esgoto. 

Iniciado no mês de setembro, o serviço de lavagem das redes faz partes das obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Camaçari, que incluiu também a construção das redes coletoras, interceptores, coletor tronco e das três estações elevatórias, situadas nos bairros Gleba E, Dos 46 e Natal. A rede tem uma extensão de 219,40 quilômetros de tubulação, incluindo o sistema individual e coletivo.    

O serviço de lavagem da rede de esgotamento sanitário é acompanhado por fiscais da Embasa e da Coordenação do Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), além de agentes da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes).  

Os próximos bairros contemplados pelo serviço serão Natal, Ficam, Gravatá, Alto do Triângulo, Nova Vitória, Ponto Certo, 2 de Julho, Centro e Camaçari de Dentro.

 

Slideshow | 4 fotos

Rede passa por lavagem

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.