Camaçari realiza uma série de ações preventivas contra a hipertensão em todas as unidades de saúde. A partir desta segunda-feira (27/04) acontece palestras educativas sobre o uso contínuo dos medicamentos, hábitos alimentares saudáveis, aferição de pressão e medida de cintura abdominal.
A iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) tem a finalidade de fazer um diagnóstico precoce da doença, evitando futuros problemas às pessoas que resistem ao tratamento.
Os agentes de saúde também realizam durante a semana visitas domiciliares com ênfase na prevenção e na conscientização. As atividades lembram o Dia Nacional de Combate a Hipertensão, comemorado domingo (26/04).
Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Zulmira Guimarães, o Município trabalha com o programa SisHiperdia (Sistema de Informação em Saúde para Hipertensão e Diabetes) onde estão cadastrados 9.590 pessoas. Camaçari assegura o tratamento de 100% dos hipertensos, oferecendo medicamentos gratuitos a exemplo do Captopril, Propanol, Metildopa e Nifedicina, diz.
Hoje, 30 equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) e nove da Unidade Básica de Saúde (UBS) fazem o acompanhamento sistematizado das pessoas que sofrem da doença. O trabalho é feito por médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários e farmacêuticos.
A pressão alta pode causar danos à saúde, a exemplo da cegueira, doenças cardiovasculares, renais, cerebrais, circulatórios, interferindo na qualidade de vida do ser humano, podendo levar a morte.