As obras para implantação da rede de esgoto de Camaçari caminham a passos largos. Diversas frentes de trabalho aceleram a obra, que já conta com 132 quilômetros de rede instalada, em cerca de 500 ruas da sede do Município.
A população aguarda confiante a conclusão da maior intervenção da história de Camaçari, que tem previsão para o próximo ano.
Para a dona-de-casa Noelia Raimunda, moradora do bairro da Piaçaveira, o esgotamento sanitário vai melhorar bastante a vida da comunidade. Ela contou que ainda tem fossa na residência e não vê a hora de substituir pela rede de esgoto.
No bairro, está sendo implantada a rede condominial, que faz a ligação da casa para a rua. A próxima etapa é a instalação da rede coletora. O comerciante Aldo Matos também está otimista em relação à obra. Ele acredita que os benefícios serão satisfatórios, a exemplo da melhoria da higiene e do aspecto do bairro.
Com recurso orçado em R$ 63,7 milhões, do governo federal, a obra é a primeira do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) no Município, e é realizada pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). O esgotamento vai trazer mais qualidade de vida para a população, além de elevar a auto-estima.
Atualmente, diversos bairros contam com frentes de trabalho do esgotamento, a exemplo do Verdes Horizontes, Piaçaveira, Inocoop, Nova Vitória, Lama Preta, Camaçari de Dentro, Alto do Triangulo e Dois de Julho.
As obras de implantação do saneamento básico começaram em junho do ano passado, e a Prefeitura de Camaçari tem dado total assistência à população. A administração entende que alguns inconvenientes podem acontecer por conta das intervenções e pede a colaboração da comunidade.
ORLA
Até o final do ano, a implantação da rede de esgoto na orla de Camaçari será concluída. Nesta primeira etapa, são atendidas as localidades de Monte Gordo, Itacimirim, Guarajuba e Barra do Pojuca.
O investimento é de R$ 25 milhões, do governo do Estado. Ainda sem data prevista, a Prefeitura vai estender o benefício para a população de Vila de Abrantes, Arembepe e Jauá.