Rede garante tratamento da hanseníase

Iwwa Agência
Publicado 19/01/2011 04:01:33

No intuito de atender cada vez melhor a comunidade de Camaçari, a Secretaria da Saúde (Sesau) oferece serviços especializados em diversas áreas, a exemplo do Programa Municipal de Controle da Hanseníase.

Através do programa, são desenvolvidas ações para definição do perfil comportamental e identificação dos pacientes portadores da doença, além da divulgação das informações referentes ao contágio, atendimento e tratamento da hanseníase.

 No Município, a assistência é prestada por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), onde o diagnóstico é feito por profissionais capacitados, que realizam avaliações clínicas e exames laboratoriais específicos, a exemplo de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços e pernas. Caso seja necessário, os usuários são encaminhados para tratamento especializado com médico dermatologista, na Policlínica do Centro.

Segundo a responsável técnica pelo programa, Ana Iara Carneiro, o medicamento é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e é importante que os pacientes sigam o tratamento.

Além da pessoa contaminada, é importante que a família do paciente também procure assistência médica.

A DOENÇA

Infecciosa, a hanseníase é transmitida pelo bacilo de Hansen. Porém, a contaminação é feita pelas vias respiratórias, através do contato contínuo entre o paciente e outras pessoas, principalmente, do ciclo domiciliar.

Por se tratar de uma doença com período de incubação longo, entre três e cinco anos, é imprescindível a procura pelo serviço de saúde logo após o aparecimento dos primeiros sintomas, como manchas vermelhas ou brancas e caroços nas regiões das costas, nádegas, braços e pescoço.

De acordo com a responsável técnica pelo programa, Ana Iara Carneiro, a procura tardia pelo tratamento pode ocasionar lesões irreversíveis. “Se não for tratada no começo, a hanseníase pode acometer a pele, os nervos das mãos, pés, nariz, orelhas e olhos”, alertou.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.