Rede de saúde terá Farmácia Central

Iwwa Agência
Publicado 07/03/2012 03:03:26

Com o objetivo de oferecer mais conforto e garantir melhor acesso aos medicamentos distribuídos gratuitamente pela rede de saúde do Município, a Prefeitura de Camaçari vai transformar a Farmácia Popular, do governo federal, localizada no Centro da cidade, na Farmácia Central da Prefeitura.

O prédio, localizado na Rua Tupinambás, passará por reforma assim que for liberado pelo Ministério da Saúde. O secretário da Saúde, Vital Sampaio, acredita que o novo espaço oferecerá uma estrutura mais adequada e confortável para atender a população.

Responsável pelo desenvolvimento da política de assistência farmacêutica do Município, a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Sesau (Secretaria da Saúde) atua na seleção, aquisição, programação e distribuição de medicamentos para as unidades básicas de saúde e serviços de referência de média e alta complexidade.

Por mês, a Sesau distribui mais de 28 mil medicamentos de 334 tipos essenciais, vacinas e anti-retrovirais. A Prefeitura ainda disponibiliza para a população o Programa Municipal de Medicamentos Especiais (PDME), cujo objetivo é ofertar aos pacientes, de modo organizado e com critérios, medicamentos não inclusos na distribuição ou que não tenham substitutos terapêuticos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume).

Em 2011, o PDME atendeu a mais de 814 pacientes, que adquiriram cerca de 150 tipos de medicamentos. Atualmente, a assistência farmacêutica do Município possui 23 farmacêuticos, distribuídos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), no Programa de Medicamentos Especiais, na Central de Abastecimento Farmacêutico, na Coordenação, no CRES (Centro de Referência e Especialidades em Saúde) e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Os medicamentos genéricos comercializados pela Farmácia Popular ainda serão encontrados pela população pelo mesmo preço em farmácias privadas do Município, graças aos convênios firmados entre o Ministério da Saúde e empresas privadas.

Foto: Carol Garcia

Sesau distribui mais de 28 mil medicamentos por mês -

Mais Notícias

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Medicamentos

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Me...

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e culinária

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e cu...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.