Cerca de 3 mil atendimentos foram realizados neste sábado (25/08) na Feira de Saúde em Monte Gordo. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), aconteceu na Escola Municipal Amélia Rodrigues.
Uma das novidades da feira foi o cadastramento de usuários no Cartão SUS, documento necessário para o atendimento na rede municipal de Saúde. Na oportunidade, cerca de 400 pessoas foram cadastradas.
Além de ampliar a oferta de atendimento da rede municipal de saúde, a feira tem por finalidade aproximar ainda mais a Sesau (Secretaria da Saúde) da comunidade, explicou a subsecretária da pasta, Lêda Duarte.
Durante o evento, a população teve acesso a consultas com ginecologista, cardiologista, clínico geral e pediatria. Além de procedimentos médicos, como eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame de sangue e avaliação nutricional e alimentar, além de cadastramento para doação de sangue.
Os moradores de Monte Gordo ainda contaram com serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, orientação jurídica e social, prevenção contra tuberculose e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), palestras sobre a dengue, conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva, além de atividades físicas, como futebol de salão, tênis de mesa e apresentação de karatê.
A dona de casa Deisiane de Jesus Santos, 21 anos, ficou satisfeita com a iniciativa. Na oportunidade, levou os dois filhos Willian Santos e Ronald Santos, 4 anos e 3 meses, respectivamente, para atendimento com pediatra. “Aproveitei os serviços oferecidos na feira para cuidar um pouco mais de mim também, fui ao ginecologista e fiz limpeza de pele”, salientou.
A Feira de Saúde contou 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, digitadores e equipe de apoio.
O evento teve o apoio de diversas secretarias municipais, da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), da Polícia Militar e do HGC (Hospital Geral de Camaçari).