Realizado mutirão de consultas médicas

Iwwa Agência
Publicado 30/11/2010 04:11:48

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira (30/11), um mutirão de consultas com dois pediatras e um oncologista pediatra. O atendimento aconteceu no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

A ação pretende readequar a rede de oncologia pediátrica do Município e combater a incidência do câncer infantil.

O projeto começou em março deste ano, com a capacitação de profissionais da rede de saúde e culminou com a ação desta terça (30). A iniciativa é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado anualmente nos dias 23 e 27 de novembro, respectivamente.

Na ocasião, a subsecretária da Sesau, Sandra Pellegrino, destacou que este foi um ano de êxito para a Sesau. “Hoje, por exemplo, é um dia positivo porque estamos iniciando um novo atendimento no Município”.

“Conhecendo esta realidade, a Secretaria da Saúde vai dimensionar as necessidades quantitativas de pessoal especializado, o fluxo de atendimento e os encaminhamentos, uma vez que esta é uma especialidade nova no Cuidar”, informa a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Rute Rocha, durante a capacitação foram treinados profissionais da rede de saúde do Município, como agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos, pediatras e médicos do PSF (Programa de Saúde da Família).

“Hoje é um desdobramento deste projeto. Os profissionais vão realizar consultas médicas e fazer exames para o diagnóstico precoce”, esclarece.

A dona de casa Brígida de Souza foi comunicada do mutirão de consultas através do cadastro no Centro de Referência em Saúde (Cres). Para ela, esta é uma boa oportunidade para levar os filhos para realizar a consulta e prevenir o câncer infantil.

A ação é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Município, a Fundação da Associação Baiana de Medicina (Fabamed), o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC) e o Instituto Ronald McDonald.

Slideshow | 2 fotos

Realizado mutirão de consultas médicas

Mais Notícias

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela prefeitura

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela pref...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.