A ação Rastreamento do Câncer de Mama, do programa Saúde Sem Fronteiras, ficou no Município durante 20 dias. Ao todo, 3.527 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, foram beneficiadas com exames para diagnóstico precoce da doença.
Com três mamógrafos e uma central de transmissão de laudo, a estrutura foi montada nos estacionamentos do Centro Administrativo e da Prefeitura Avançada da Orla, no distrito de Vila de Abrantes.
O agendamento foi realizado previamente nas unidades de saúde, mas houve também atendimento da demanda espontânea. Outras atividades foram desenvolvidas, como palestras sobre o combate ao mosquito Aedes e saúde da mulher, e atividades da Academia da Saúde.
As mulheres que realizaram exame devem procurar a unidade de saúde de referência do bairro onde residem para buscar o resultado, que sairá no prazo médio de 40 dias, de acordo com a data da realização.
A ação garante o acompanhamento completo em casos positivos e as mulheres diagnosticadas com a doença passarão por consulta ao mastologista e realização de ultrassom, se for o caso, pulsão, biópsia e tratamento.
O programa Saúde Sem Fronteiras é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado) e o Ministério da Saúde.
A ação Rastreamento do Câncer de Mama ficou no Município durante 20 dias -