Racismo ambiental é tema de debate

Iwwa Agência
Publicado 24/11/2015 01:11:17

Alunos do 5° e do 9° ano das escolas do Natal e Normal de Camaçari participaram do debate sobre o Racismo Ambiental, realizado nesta terça-feira (24/11). Em seguida, os participantes seguiram para o Horto Florestal e realizaram plantio de mudas de plantas.

O debate começou com uma troca de ideias sobre os conceitos de racismo e meio ambiente, no aspecto mais amplo, relacionado ao ambiente em que as pessoas vivem. A estudante da Escola Normal de Camaçari, Bianca Carmo, de 15 anos, afirmou que considera o racismo um absurdo.

A coordenadora do Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Marinalva Cruz, iniciou o debate falando sobre o racismo socioambiental. Este acontece por causa da condição econômica das pessoas, o que resulta em moradias impróprias, em locais sem saneamento básico, por exemplo. Ainda participaram do debate as pesquisadoras Lícia Gonçalves e Courthey Woods, esta última norte-americana.

As atividades do Novembro Negro seguem até o dia 29 e são realizadas pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), por meio da COOPIR (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial), e contam com o apoio dos governos federal e estadual, da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, de diversos grupos do movimento negro e de Terreiros de Candomblé de Camaçari.

PRÉ-SIMPÓSIO

Na manhã desta terça-feira, ainda foi realizado o Pré-simpósio de Literatura Negra, na Cidade do Saber, que fez uma discussão prévia sobre o tema com base em livros de escritores negros do Brasil. Outras duas atividades foram realizadas nesta manhã.

 PROGRAMAÇÃO 

24/11 (Terça-feira)

13h30

Dramatização o Avesso da Pele

Local: Escola Municipal Maria Quitéria

14h

Seminário Mulheres Negras

Local: Cidade do Saber

19h

Concerto Orquestra Pró-sinfônica de Camaçari

Local: Cidade do Saber

25/11 (Quarta-feira)

8h

Seminário Salva Guarda do Patrimônio do Acarajé

Local: Câmara de Vereadores

14h

Simpósio de Literatura Negra

Local: Cidade do Saber

26/11 (Quinta-feira)

9h

Simpósio de Literatura Negra

Local: Escola São Tomaz de Cantuária e auditório da Segov

14h

Sessão Especial Premiação Benedito da Silva

Local: Assembleia Legislativa

27/11 (Sexta-feira)

9h

Parada Cultural

Local: Burissatuba

Sessão Especial da Consciência Negra

Local: Câmara Municipal de Camaçari

28/11 (Sábado)

9h

Parada Cultural

Local: Burissatuba

29/11 (Domingo)

Parada Cultural

Local: Burissatuba

Slideshow | 2 fotos

Racismo ambiental é tema de debate

Mais Notícias

Dia D de vacinação segue tranquilo nas unidades de saúde

Dia D de vacinação segue tranquilo nas unidades de saúde

Av. Rio Camaçari ganha iluminação em LED e inicia fase teste do serviço

Av. Rio Camaçari ganha iluminação em LED e inicia fase teste do ser...

Sedur realiza reunião ampliada com conselhos para discutir PDDU

Sedur realiza reunião ampliada com conselhos para discutir PDDU

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us