Psicólogo amplia atendimento na UBS Camaçari de Dentro

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2008 06:11:24

O paciente com transtornos mentais vem recebendo atendimento diferenciado em Camaçari. Na sede, a Unidade Básica de Saúde do bairro de Camaçari de Dentro disponibiliza um psicólogo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, para atender os casos considerados mais brandos e encaminhar os mais graves ao Caps (Centro de Atenção Psico Social).

De acordo com o psicólogo Dirk Josef Antonissen, são realizados, diariamente, atendimentos a mais de sete pessoas. A maioria com transtorno bipolar, depressão, síndrome de pânico e esquizofrenia. Os que podem ser resolvidos no consultório são tratados com psicoterapia e os mais graves enviados para médicos ou hospitais psiquiátricos.

Com a finalidade de melhorar o atendimento, a Secretaria da Saúde inaugurou o Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), no bairro Novo Horizonte, para atender portadores de transtorno mental grave e moderado. A unidade realiza serviço ambulatorial e é composto por 15 profissionais, entre médicos psiquiatras, musicoterapeutas e assistentes sociais.

Os atendimentos são individuais ou em grupo, com visitas domiciliares para os casos já atendidos e que necessitam da aproximação da família. O ambulatório possui duas salas de atendimento individual, uma de acolhimento, duas de grupo, uma para oficina, posto de enfermagem, farmácia, coordenação, espaço para reunião, cozinha e almoxarifado.

As pessoas interessadas devem procurar o serviço das 8h às 11h de segunda a sexta-feira, para realizar o acolhimento e escuta qualificada, com realização de entrevistas para saber da condição do paciente.

ORLA
Os pacientes da orla também são tratados de uma forma especial, através do Centro de Apoio Psicossocial de Camaçari (Caps), localizado em Vila de Abrantes. O local atende mais de 60 pessoas com transtorno mental grave, que precisam de acompanhamento intensivo.

A equipe é composta por terapeuta ocupacional, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, artista plástica, farmacêutica, médico homeopata, médico clínico, musicoterapeuta, enfermeiras e terapeuta corporal.

Para a psiquiatra e coordenadora de Saúde Mentar, Célia Baqueiro, o Caps é um modelo que substitui os hospitais psiquiátricos. O atendimento é feito para a inserção social, interagindo com a família.

Foto: Agnaldo Silva

Serviço funciona de segunda à sexta pela manhã -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.