Camaçari inaugura até dezembro quatro modernos postos de Saúde da Família (PSF), sendo dois novos, no Ponto Certo e Gravatá, e dois transferidos para sede própria, nos bairros Nova Vitória e Fonte das Águas. Com 28 PSFs, o Município amplia a cobertura para 64%, beneficiando cerca de 119 mil pessoas.
O atendimento à população será garantido por 36 equipes, cada uma composta por clínico, pediatra, dentista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e farmácia. Atualmente, 30 grupos cuidam da saúde dos moradores. Todos os PSFs são chefiados por profissionais formados.
As novas unidades são construídas de acordo com o padrão da Secretaria de Saúde (Sesau), com salas de fisioterapia, observação, curativo, imunização, esterilização e de procedimentos. Os postos também realizam coleta para realização de exames laboratoriais e estão equipados com farmácia, refeitório, copa, auditório, recepção e administração.
Além dos postos dos bairros Nova Vitória e Fonte das Águas, os moradores do Novo Horizonte, Parque Florestal, Phoc 3, Piaçaveira, Parafuso, Barra do Pojuca, Areias, Verdes Horizontes e Cajazeiras de Abrantes contam com PSFs instalados em sede própria.
UBS
A comunidade do Nova Aliança e Gravatá também contarão com duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) totalmente reformadas. Para garantir acolhimento, o quadro de profissionais é reforçado.
Agora, 34 médicos atendem nas nove unidades básicas do Município. A ação permite a ampliação do número de consultas, que passaram de 16.136 atendimentos por mês para 24.712.
Camaçari conta com as UBS do Gravatá, Policlínica do Centro, Nova Aliança, Camaçari de Dentro, Gleba E e Gleba B. Na orla, estão localizados em Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo.

O PSF de Camaçari é modelo de atendimento humanizado -