Cerca de 2.500 alunos de 52 escolas da rede municipal de ensino de Camaçari, realizam, entre os dias 22 e 26 deste mês, a Provinha Brasil 2011. Nesta segunda etapa, os alunos do 2º ano do ensino fundamental (anos iniciais) farão prova de Matemática. Ao todo, serão 20 questões relativas aos assuntos números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação e geometria.
A Provinha Brasil é realizada em dois momentos, no início e no fim do ano letivo do 2º ano do ensino fundamental. A avaliação inicial, realizada entre os dias 26 e 28 de abril, analisou os conhecimentos de alfabetização em Língua Portuguesa.
Em 2012, a sistemática de aplicações da Provinha Brasil de Matemática será igual a Provinha de Leitura, com duas aplicações, uma no início e outra no final do ano. A avaliação, elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), é aplicada pelo próprio professor, em sala de aula. A Seduc (Secretaria da Educação) faz o acompanhamento pedagógico, através da tabulação dos dados e análise dos resultados.
Com os resultados da avaliação será possível verificar o nível de aprendizado dos estudantes, segundo a coordenadora setorial do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Sandra Rodrigues. A partir daí, serão traçadas metas e ações para garantir um melhor aprendizado dos alunos.
A coordenadora ainda informou que o Município aderiu ao programa Pacto Pela Educação – Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O objetivo da iniciativa é alfabetizar todas as crianças de escolas públicas até os oito anos de idade.

Estudantes de 52 escolas farão a Provinha Brasil -