Mais de 4.290 alunos, de 80 escolas de Camaçari, se preparam para a segunda fase da Provinha Brasil, aplicada no próximo dia 19. As provas são compostas por 27 questões, 24 de múltipla escolha e três abertas.
As questões são sobre linguagem e avaliam a leitura e a escrita dos estudantes do segundo ano de escolarização, com idade entre 8 e 9 anos.
As avaliações vão ser aplicadas às 8h30 no turno da manhã e às 13h30 pela tarde. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. A partir daí, será possível verificar se as intervenções realizadas para sanar as insuficiências do primeiro ano de aprendizagem tiveram êxito.
A prova obedece quatro eixos de avaliação, apropriação do sistema da escrita, leitura, escrita e valorização da cultura escrita. De acordo com Sandra Cristina Rodrigues, coordenadora setorial do fundamental 1 da Secretaria da Educação de Camaçari, com o resultado, é possível corrigir as deficiências durante o terceiro ano. O intuito é que as crianças saiam da escola realmente alfabetizadas.