Provinha Brasil avalia 3 mil alunos da rede municipal

Iwwa Agência
Publicado 05/12/2008 11:12:30

Camaçari mostra as melhorias que a rede municipal de ensino está passando, com a realização da Provinha Brasil. Cerca de 3 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental I realizam o exame que avalia a alfabetização dos estudantes.

A iniciativa visa garantir o aprendizado da leitura e escrita para todas as crianças até oito anos de idade.

A prova é feita em duas etapas. A primeira faz o diagnóstico das possíveis distorções no processo de aprendizagem. Após o resultado, as escolas definem intervenções para garantir melhorias e na segunda fase são observados e analisados se os problemas foram sanados.

Na avaliação da diretora do Centro Educacional Monteiro Lobato, Maria José Marques, o exame é uma excelente oportunidade para refletir o bom momento vivido pela educação municipal. “Tenho 30 anos na rede e o ensino de Camaçari tem melhorado consideravelmente. Professores e alunos estão mais empenhados, inclusive com as novas tecnologias”.

Para a estudante Juliana Santos, 9 anos, além de avaliar os conhecimentos, a prova também exercita a leitura e escrita. “Com o resultado, avaliamos o que está errado e onde precisamos melhorar”. Ao todo, 119 alunos da escola estão sendo avaliados.

O exame, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), é composto por 27 questões de múltipla escolha de Português, que avaliam aptidões relativas ao processo de aprendizagem e leitura. A intenção é, posteriormente, avaliar também as habilidades de Matemática.

As provas são corrigidas pelo professor de cada turma e os resultados encaminhados para o MEC. Desta forma, o docente pode saber o índice de cada turma de imediato. O sistema de avaliação é parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.

Foto: Nelinho Oliveira

O exame é coordenado pelo Ministério da Educação -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.