Camaçari mostra as melhorias que a rede municipal de ensino está passando, com a realização da Provinha Brasil. Cerca de 3 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental I realizam o exame que avalia a alfabetização dos estudantes.
A iniciativa visa garantir o aprendizado da leitura e escrita para todas as crianças até oito anos de idade.
A prova é feita em duas etapas. A primeira faz o diagnóstico das possíveis distorções no processo de aprendizagem. Após o resultado, as escolas definem intervenções para garantir melhorias e na segunda fase são observados e analisados se os problemas foram sanados.
Na avaliação da diretora do Centro Educacional Monteiro Lobato, Maria José Marques, o exame é uma excelente oportunidade para refletir o bom momento vivido pela educação municipal. Tenho 30 anos na rede e o ensino de Camaçari tem melhorado consideravelmente. Professores e alunos estão mais empenhados, inclusive com as novas tecnologias.
Para a estudante Juliana Santos, 9 anos, além de avaliar os conhecimentos, a prova também exercita a leitura e escrita. Com o resultado, avaliamos o que está errado e onde precisamos melhorar. Ao todo, 119 alunos da escola estão sendo avaliados.
O exame, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), é composto por 27 questões de múltipla escolha de Português, que avaliam aptidões relativas ao processo de aprendizagem e leitura. A intenção é, posteriormente, avaliar também as habilidades de Matemática.
As provas são corrigidas pelo professor de cada turma e os resultados encaminhados para o MEC. Desta forma, o docente pode saber o índice de cada turma de imediato. O sistema de avaliação é parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.

O exame é coordenado pelo Ministério da Educação -